Questão: 2358104

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAU-BR

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAU-BR - Assistente Administrativo(a) |

Julgue o item a seguir, relativo a gestão de pessoas. Entre os processos de monitoramento de equipes incluem-se as atividades de recrutamento e seleção.

2358104 B

As atividades de recrutamento e seleção estão dentro do processo de agregar pessoas, e não do de monitorar pessoas, como afirma a questão. PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS SEGUNDO CHIAVENATO (DRAMMA): Desenvolver pessoas: Utilizados para capacitar e incrementar o desempenho profissional e pessoal das pessoas. Incluem treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância. Recompensar pessoas: Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios sociais. Agregar pessoas: São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Incluem recrutamento e seleção de pessoas. Manter pessoas: Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção das relações sindicais. Monitorar pessoas: Utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais. Aplicar pessoas: São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas vão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho.

Questão: 861214

     Ano: 2017

Banca: IESES

Órgão: CRA-SC

Prova:    IESES - 2017 - CRA-SC - Advogado

Após a leitura das assertivas abaixo, indique aquelas em que considera corretas de acordo com a Constituição Federal de 1988:

I. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais por alguns princípios, destacando-se: os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

II. Constitui como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: erradicar a pobreza e reduzir as igualdades sociais e regionais.

III. Constituem como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: construir uma sociedade livre, justa e solidária e garantir o desenvolvimento nacional.

IV. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” está elencado como objetivo fundamental da República brasileira estampado no Título I da Constituição Federal Brasileira.

A sequência correta é:

861214 C

As assertivas III e IV são corretas. São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o art. 3º, da CR/88: ” – construir uma sociedade livre, justa e solidária; – garantir o desenvolvimento nacional; – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Questão: 53457

     Ano: 2006

Banca: FCC

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados

Considere as assertivas a respeito do habeas corpus. I. Cabe recurso em sentido estrito da decisão do juiz que conceder ordem de habeas corpus. II. Se a autoridade coatora for Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral, a competência para processar e julgar originariamente é do Supremo Tribunal Federal. III. Cabe recurso em sentido estrito da decisão do juiz que denegar ordem de habeas corpus. Está correto o que se afirma SOMENTE em

53457 D

As assertivas I e III são corretas, porue estão de acordo com o artigo 581 do CPP, ue em seu inciso X dispõe: “Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença ue conceder ou negar a ordem de habeas corpus”. A assertiva II está incorreta, no caso a competência é do STJ, vejamos: “Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça: I – processar e julgar, originariamente: (…) c) os habeas corpus , uando o coator ou paciente for ualuer das pessoas mencionadas na alínea “a”, ou uando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral”.

Questão: 2207709

     Ano: 2023

Banca: OBJETIVA

Órgão: Prefeitura de Ilópolis - RS

Prova:    

Conforme a Constituição Federal, são brasileiros natos: I. Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que esses não estejam a serviço de seu país. II. Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.

2207709 A

As assertivas I e II estão corretas, porue tratam de duas hipóteses de brasileiro nato. São elas: “Art. 12. São brasileiros: I – natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda ue de pais estrangeiros, desde ue estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde ue ualuer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil”.

Questão: 844957

     Ano: 2017

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PJC-MT

Prova:    CESPE - 2017 - PJC-MT - Delegado de Polícia Substituto

O princípio da paridade de armas ( par condicio )

844957 E

As assertivas apresentadas abordam conceitos importantes no contexto do processo penal: i – Nucci entende que o Princípio da Oficialidade mitiga a paridade de armas, pois na persecução penal, em ações penais públicas, o Estado comanda a investigação e a fase processual, enquanto ao suspeito/acusado/réu cabe apenas se defender das imputações. ii – R. Brasileiro destaca que, para a doutrina moderna, o Princípio do Contraditório é visto sob a ótica da igualdade. Ele argumenta que o contraditório só é eficaz se os contendores possuírem a mesma força ou, pelo menos, os mesmos poderes, ressaltando a importância da paridade de armas. Quanto à consideração sobre a letra C, destaca-se que ela se equivoca ao afirmar que o Princípio da Paridade de Armas é denominado Princípio do Contraditório. A explicação dada mostra que, embora haja uma relação entre esses princípios, não são sinônimos, conforme delineado pela doutrina moderna, que percebe o contraditório como pressuposto que demanda a existência de paridade de armas para ser eficaz.