Questão: 621049

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

Prova:    CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Administrativa

Assinale a opção correta com referência à gestão de desempenho e à gestão de resultados na produção de serviços públicos.

621049 C

A administração gerencial concentra-se especialmente nos resultados; de fato, suas principais ideias incluem: a definição clara de objetivos, a concessão de maior autonomia aos gerentes para alcançar esses resultados e a mudança do foco do controle para avaliar os resultados finais das ações.

Questão: 1167036

     Ano: 2019

Banca: Instituto UniFil

Órgão: Câmara de Novo Itacolomi - PR

Prova:    Instituto UniFil - 2019 - Câmara de Novo Itacolomi - PR - Auxiliar Administrativo

Um dos princípios da Administração Pública estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa. Trata-se do princípio da

1167036 C

A Administração deve agir de maneira a beneficiar a todos, sem considerar preferências ou aversões partidárias ou pessoais. O princípio da impessoalidade está intimamente ligado à noção de igualdade ou isonomia. Por exemplo, os concursos públicos representam uma maneira de garantir que todos tenham a mesma oportunidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, sem favorecimentos ou nepotismo. Contudo, o princípio da impessoalidade também está diretamente associado à finalidade das ações organizacionais, ou seja, as atividades da Administração Pública devem alcançar seu propósito legal, beneficiando a coletividade, e não sendo utilizadas para favorecer indivíduos ou grupos específicos.

Questão: 18853

     Ano: 2008

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE - 2008 - STJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

A administração de recursos humanos é uma atividade de linha e uma função de estafe.

18853 A

A Administração de Recursos Humanos é vista como uma responsabilidade tanto dos gestores de linha (de cada chefia) quanto do setor de pessoal (função de staff). Administrar pessoas não é uma responsabilidade exclusiva dos chefes em relação aos subordinados, mas sim uma responsabilidade de todos na organização.

Questão: 80323

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ABIN

Prova:    CESPE - 2010 - ABIN - Agente Técnico de Inteligência - Área de Administração

A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.

80323 B

A administração de pessoal tinha como objetivo estruturar a relação entre capital e trabalho, mas não se preocupava com a qualidade dessa relação.

Questão: 893848

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: EBSERH

Prova:    CESPE - 2018 - EBSERH - Tecnólogo em Gestão Pública |

Julgue o próximo item, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. O modelo de administração burocrática, segundo os pressupostos de Max Weber, pressupõe certa racionalidade impessoal.

893848 A

A Administração Burocrática Clássica, concebida por Max Weber e inspirada nos princípios de gestão do exército prussiano, foi introduzida no Brasil em 1936 por meio da criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), durante a reforma administrativa liderada por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes. Ela surgiu como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Nas lições de Luiz Carlos Bresser Pereira, os princípios orientadores de seu desenvolvimento são: “a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas”. Portanto, a assertiva está correta. Fonte: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n 47. BRASILIA, 1996.