Questão: 3127427

     Ano: 2024

Banca: CPCON

Órgão: Prefeitura de São José de Piranhas - PB

Prova:    CPCON - 2024 - Prefeitura de São José de Piranhas - PB - Procurador Jurídico |

Sobre a tutela ambiental na esfera internacional, constitucional e legislação pátria correlata, analise as assertivas a seguir. I- O princípio da cooperação internacional, amplamente reconhecido no Direito Ambiental Internacional, visa a garantir que os Estados trabalhem em conjunto na proteção do meio ambiente, reconhecendo que questões ambientais frequentemente ultrapassam as fronteiras nacionais e exigem soluções conjuntas. II- O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. III- O princípio do desenvolvimento sustentável, apesar de amplamente difundido internacionalmente, não tem previsão expressa na Constituição Federal Brasileira, sendo apenas um conceito doutrinário, sem obrigatoriedade legal. IV- A Agenda 21, um dos principais documentos resultantes da Conferência Rio-92, propõe um conjunto de diretrizes para a implementação do desenvolvimento sustentável, levando em consideração as necessidades de cada país e promovendo a participação da sociedade civil. V- A Conferência de Estocolmo, realizada em 1988, foi a primeira conferência global a reconhecer formalmente a importância da proteção ambiental, estabelecendo que o desenvolvimento econômico deve ser compatível com a preservação do meio ambiente. É CORRETO o que se afirma apenas em:

3127427 D

I – Correta. O princípio da cooperação internacional possui amplo reconhecimento em convenções e tratados ambientais, sendo mencionado, por exemplo, na Declaração do Rio de Janeiro (1992), que ressalta a importância da atuação conjunta entre os Estados para lidar com os problemas ambientais de alcance mundial. II – Correta. CF, Art. 231 (…) § 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei. IV – Correta. A Agenda 21 é um plano de ação elaborado durante a Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), que apresenta orientações voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável nos âmbitos local, nacional e internacional, destacando a importância da atuação participativa da sociedade civil nesse processo.

Questão: 3127065

     Ano: 2024

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Aparecida - SP

Prova:    VUNESP - 2024 - Prefeitura de Aparecida - SP - Procurador Jurídico |

. Sobre o que dispõe a Lei n° 12.651/12, é correto afirmar que

3127065 C

Lei 12.651/12, Art. 17. A Reserva Legal deve ser conservada com cobertura de vegetação nativa pelo proprietário do imóvel rural, possuidor ou ocupante a qualquer título, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.

Questão: 3119238

     Ano: 2024

Banca: ACAFE

Órgão: Prefeitura de Lajeado Grande - SC

Prova:    ACAFE - 2024 - Prefeitura de Lajeado Grande - SC - Agente de Proteção e Defesa Civil - EDITAL N.º 002 |

O princípio da prevenção, no direito ambiental, é de suma importância para entendimento dessa área autônoma do Direito. Sobre o tema, é correto afirmar que:

3119238 D

O princípio da prevenção representa um dos pilares fundamentais do Direito Ambiental. Ele impõe a adoção de ações antecipadas para evitar a ocorrência de danos ao meio ambiente, sobretudo em situações em que os riscos já são identificados e conhecidos.

Questão: 3119228

     Ano: 2024

Banca: ACAFE

Órgão: Prefeitura de Lajeado Grande - SC

Prova:    ACAFE - 2024 - Prefeitura de Lajeado Grande - SC - Agente de Proteção e Defesa Civil - EDITAL N.º 002 |

Acerca do principais princípios de direito ambiental, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas: (__) O princípio do protetor-receber não possui previsão legal, sendo mera construção doutrinária. (__) O princípio relacionado à incerteza científica é o da precaução. (__) O princípio do poluidor-pagador é um princípio de natureza econômica, cautelar e preventiva, que compreende a internalização dos custos ambientais, que devem ser suportados pelo empreendedor, afastando-os da coletividade. (__) O princípio do usuário pagador é decorrente da necessidade de valoração econômica dos recursos naturais, de quantificá-los economicamente, evitando o que se denomina "custo zero", que é a ausência de cobrança pela sua utilização. A sequência está correta em:

3119228 A

F – O princípio do protetor-recebedor possui respaldo jurídico, estando previsto, por exemplo, no artigo 225, §1º, inciso VII da Constituição Federal, além de constar em tratados internacionais. Esse princípio estabelece que aqueles que se dedicam à preservação ambiental podem ser beneficiados com incentivos, como compensações econômicas, não se tratando apenas de uma construção teórica da doutrina.

V – O princípio da precaução é aplicável nos casos em que não há certeza científica a respeito dos efeitos ambientais de determinada ação ou empreendimento. Diante dessa dúvida, exige-se a adoção de medidas preventivas para evitar eventuais prejuízos, mesmo que ainda não existam evidências conclusivas.

V – O princípio do poluidor-pagador determina que quem causa danos ambientais deve assumir os custos decorrentes de sua atividade, evitando que esses encargos sejam transferidos para a coletividade. Trata-se de um princípio com ênfase econômica, voltado à prevenção e à reparação dos danos ambientais.

V – O princípio do usuário-pagador está fundamentado na ideia de que os recursos naturais possuem valor econômico, e, portanto, quem os utiliza deve pagar por isso. Esse princípio visa impedir o uso gratuito, o que poderia gerar desperdício ou exploração irresponsável dos bens ambientai

Questão: 3113354

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TC-DF

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - TC-DF - Procurador |

No que diz respeito aos princípios estruturantes do direito ambiental, ao dano ambiental e às respectivas responsabilidades administrativa, civil e penal, julgue o item a seguir, considerando, no que couber, a jurisprudência dos tribunais superiores. No direito ambiental brasileiro, o direito de acesso à informação abrange as transparências ativa, passiva e reativa, que correspondem, respectivamente, ao dever de publicação, na Internet, dos documentos ambientais detidos pela administração pública não sujeitos a sigilo; ao direito de qualquer pessoa e entidade requerer acesso a informações ambientais específicas não publicadas; e ao direito de requerer a produção de informação ambiental não disponível para a administração pública.

3113354 A

O direito de acesso à informação no direito ambiental brasileiro compreende: i) o dever de publicação, na internet, dos documentos ambientais detidos pela administração não sujeitos a sigilo (transparência ativa); ii) o direito de qualquer pessoa e entidade de requerer acesso a informações ambientais específicas não publicadas (transparência passiva); e iii) o direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a administração (transparência reativa).

Fonte: STJ, RECURSO ESPECIAL Nº 1857098 – MS, 2022.