Questão: 3074527

     Ano: 2024

Banca: FAUEL

Órgão: Prefeitura de Jaguapitã - PR

Prova:    FAUEL - 2024 - Prefeitura de Jaguapitã - PR - Agente de Vigilância Sanitária |

A Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados (OGM) e seus derivados. De acordo com o Art. 2º dessa Lei, as atividades e projetos que envolvam OGM e seus derivados, relacionados ao ensino com manipulação de organismos vivos, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial ficam restritos ao âmbito de quais entidades?

3074527 C

Lei 11.105/2005, Art. 2º As atividades e projetos que envolvam OGM e seus derivados, relacionados ao ensino com manipulação de organismos vivos, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial ficam restritos ao âmbito de entidades de direito público ou privado, que serão responsáveis pela obediência aos preceitos desta Lei e de sua regulamentação, bem como pelas eventuais conseqüências ou efeitos advindos de seu descumprimento.

Questão: 3051650

     Ano: 2024

Banca: FGV

Órgão: Prefeitura de Caraguatatuba - SP

Prova:    FGV - 2024 - Prefeitura de Caraguatatuba - SP - Analista Ambiental |

O zoneamento ambiental envolve a divisão do uso das paisagens do município em 4 classes, que são identificadas pelas letras

3051650 D

O zoneamento ambiental é planejado de acordo com as particularidades e necessidades de cada município, sendo estruturado da seguinte forma:

N (Núcleo Urbano): Áreas com elevada infraestrutura e atividades urbanas concentradas;

P (Área de Preservação): Refere-se a zonas destinadas à conservação ambiental, com restrições para atividades humanas, a fim de preservar o meio ambiente;

R (Área Rural): Engloba as áreas fora dos limites urbanos, apropriadas para atividades como agricultura, pecuária, entre outras, mas sujeitas a regulamentações específicas para a proteção ambiental;

U (Área de Expansão Urbana): Áreas planejadas para o futuro crescimento e desenvolvimento urbano, onde poderão ser estabelecidos novos espaços residenciais, comerciais e industriais.

Essa organização visa garantir que as diferentes zonas de um município sejam utilizadas de forma sustentável, respeitando suas características ambientais e sociais.

Questão: 3049410

     Ano: 2024

Banca: FGV

Órgão: TJ-SC

Prova:    FGV - 2024 - TJ-SC - Juiz Substituto - Edital nº 44 |

João requereu à Secretaria de Meio Ambiente do estado Alfa acesso a determinadas informações sobre o processo de licenciamento ambiental de certo empreendimento com relevante potencial poluidor, que tramita naquele órgão. Ocorre que, sem qualquer justificativa e apesar de possuir as informações, a citada Secretaria indeferiu o pedido. Inconformado, João ajuizou a ação judicial cabível, pleiteando a condenação do estado Alfa, por meio de sua pasta ambiental, à obrigação de fazer, no sentido de conceder o acesso às informações pretendidas. Atento à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o magistrado deve considerar que o direito de João requerer acesso a informações ambientais específicas não publicadas consiste na transparência:

3049410 B

STJ. Jurisprudência em Teses. Edição 214. Tese 6. O direito de acesso à informação ambiental brasileiro compreende: i) o dever de publicação, na internet, dos documentos ambientais detidos pela Administração não sujeitos a sigilo (transparência ativa); ii) o direito de qualquer pessoa e entidade de requerer acesso a informações ambientais específicas não publicadas (transparência passiva); e iii) direito a requerer a produção de informação ambiental não disponível para a Administração (transparência reativa). (Tese julgada sob o rito do art. 947 do CPC – TEMA 13)

Questão: 3030325

     Ano: 2024

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-SP

Prova:    VUNESP - 2024 - TJ-SP - Juiz Substituto |

Em relação à abrangência do denominado princípio do poluidor pagador, é correto afirmar que ele

3030325 B

De acordo com o princípio do poluidor-pagador, cabe àquele que causa danos ao meio ambiente a responsabilidade de suportar os custos decorrentes da degradação ambiental. A doutrina explica que esse princípio atribui ao poluidor a obrigação de assumir os encargos financeiros relacionados à prevenção, correção e combate à poluição, responsabilizando-o pelas consequências de suas ações nocivas ao meio ambiente.

Questão: 3029561

     Ano: 2024

Banca: FGV

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    

A emissão excessiva de gases de efeito estufa intensifica o efeito estufa, resultando no aquecimento global e em alterações climáticas, razão pela qual é crescente a pressão global pela redução da emissão de tais gases. De acordo com o conceito trazido pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/2009), a definição “processo, atividade ou mecanismo que remova da atmosfera gás de efeito estufa, aerossol ou precursor de gás de efeito estufa” corresponde ao conceito de:

3029561 A

Lei 12.187/09, Art 2 Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

IX – sumidouro: processo, atividade ou mecanismo que remova da atmosfera gás de efeito estufa, aerossol ou precursor de gás de efeito estufa; e