Questão: 3028403

     Ano: 2024

Banca: FGV

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova:    

Determinado ente da federação, no âmbito de suas competências, resolve conceder incentivo fiscal a indústrias e entidades dedicadas à reciclagem de resíduos produzidos no território nacional, conforme autorizado pelo Art. 44 da Lei nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS). Trata-se, portanto, de aplicação prática do seguinte princípio previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos:

3028403 A

Lei nº 12.305/2010, Art. 6 São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: II – o poluidor-pagador e o protetor-recebedor;

Lei nº 12.305/2010, Art. 44. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no âmbito de suas competências, poderão instituir normas com o objetivo de conceder incentivos fiscais, financeiros ou creditícios, respeitadas as limitações da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), a: I – indústrias e entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional; II – projetos relacionados à responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, prioritariamente em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda; III – empresas dedicadas à limpeza urbana e a atividades a ela relacionadas.

Questão: 3025994

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ICMBIO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - ICMBIO - Analista Ambiental |

Com relação à Lei n.º 9.605/1998 e ao Decreto n.º 6.514/2008, que dispõem sobre infrações, sanções penais e sanções administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, julgue o item subsequente. Caso a atividade lesiva ao meio ambiente seja cometida em domingos, feriados, à noite ou em épocas de seca ou de inundações, as sanções penais e administrativas, quando não constituírem ou qualificarem crime, serão agravadas.

3025994 B

Lei n.º 9.605/1998:

Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam O CRIME:

I – reincidência nos crimes de natureza ambiental;

II – ter o agente cometido a infração:

[…]

h) em domingos ou feriados;

i) à noite;

j) em épocas de seca ou inundações;

[…]

Questão: 3018398

     Ano: 2024

Banca: FURB

Órgão: Prefeitura de Florianópolis - SC

Prova:    FURB - 2024 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Fiscal de Meio Ambiente |

Conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal n.º 11.428/2006 (Legislação da Mata Atlântica) e pela Lei Federal n.° 12.651/2012 (Código Florestal), assinale a alternativa correta:

3018398 D

A resolução da questão demanda o entendimento sobre o campo de incidência e as finalidades específicas de cada legislação. A Lei da Mata Atlântica tem como foco a proteção desse bioma em particular, enquanto o Código Florestal estabelece normas de conservação aplicáveis a todo o território brasileiro. A alternativa D está correta, pois evidencia a diferença central entre as duas normas: a abrangência geográfica e os propósitos específicos. A primeira é voltada exclusivamente à preservação da Mata Atlântica, ao passo que o Código Florestal possui um escopo nacional.

Questão: 3012714

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAGEPA - PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAGEPA - PB - Engenheiro Químico |

De acordo com a resolução pertinente do CONAMA, as águas salinas de classe 2 se prestam à I pesca amadora. II recreação de contato secundário. III proteção das comunidades aquáticas. Assinale a opção correta.

3012714 C

A Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005, classifica as águas salinas em quatro classes, de acordo com a sua finalidade:

Classe especial: Destinadas à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação e à proteção do equilíbrio natural das comunidades aquáticas
Classe 1: Destinadas à recreação de contato primário, à proteção das comunidades aquáticas, à aqüicultura e à pesca
Classe 2: Destinadas à pesca amadora e à recreação de contato secundário
Classe 3: Destinadas à navegação e à harmonia paisagística

Questão: 3012709

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAGEPA - PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAGEPA - PB - Engenheiro Químico |

A resolução CONAMA n.º 303/2002 apresenta os parâmetros, definições e limites de áreas de preservação permanente e suas alterações. Sobre essa resolução, julgue os seguintes itens. I Qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues, constitui área de preservação permanente. II O manguezal é definido como um ecossistema urbano que ocorre em terrenos altos, sujeitos à ação das marés, formado por vasas lodosas recentes ou arenosas. III Área urbana consolidada é aquela que atende a critérios bem definidos e em que haja a existência de, no mínimo, quatro equipamentos de infraestrutura urbana, entre eles a malha viária com canalização de águas pluviais. Assinale a opção correta.

3012709 C

Resolução CONAMA 303

Art. 2º Para os efeitos desta Resolução, são adotadas as seguintes definições:

(…)

IX – manguezal: ecossistema litorâneo que ocorre em terrenos baixos, sujeitos à ação das marés, formado por vasas lodosas recentes ou arenosas, às quais se associa, predominantemente, a vegetação natural conhecida como mangue, com influência flúvio-marinha, típica de solos limosos de regiões estuarinas e com dispersão descontínua ao longo da costa brasileira, entre os estados do Amapá e Santa Catarina;

(…)

XIII – área urbana consolidada: aquela que atende aos seguintes critérios:

a) definição legal pelo poder público;

b) existência de, no mínimo, quatro dos seguintes equipamentos de infra-estrutura urbana:

1. malha viária com canalização de águas pluviais;

2. rede de abastecimento de água;

3. rede de esgoto;

4. distribuição de energia elétrica e iluminação pública;

5. recolhimento de resíduos sólidos urbanos;

6. tratamento de resíduos sólidos urbanos; e

c) densidade demográfica superior a cinco mil habitantes por km2.

Art. 3º Constitui Área de Preservação Permanente a área situada:

(…)

IX – nas restingas:

a) em faixa mínima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar máxima;

b) em qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues;