Questão: 974559

     Ano: 2018

Banca: UFU-MG

Órgão: UFU-MG

Prova:    Provas: UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Engenheiro Cartógrafo | UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Arquivista | UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Assistente Social | UFU-MG - 2018 - UFU-MG - Biomédico |

O uso de planilhas eletrônicas tem se expandido cada vez mais no dia a dia. Nesse contexto, utilizando-se do Microsoft Excel 2007 (versão português), assinale a alternativa correta.

974559 A

A) A filtragem de dados é interessante quando se tem uma grande quantidade de linhas para serem analisadas. Utilizando esse tipo de filtro, consegue-se filtrar os dados por meio de um intervalo de valores ou mesmo por meio de cores que foram inseridas via formatação condicional. Correta B) A utilização de dados externos dentro de planilhas é feita por meio da guia dados, item de seleção – obter dados externos. Nesse item, podem ser obtidos dados provenientes de diferentes fontes como: Access, Bitmap, Web, textos e servidores SQL. C) A automatização de tarefas executadas com maior frequência é realizada com o uso de macros. Utilizando-se da linguagem de programação VBA e da instrução função, conseguem-se realizar cálculos automatizados cujos resultados retornam com mais agilidade. D) Uma das grandes vantagens do uso de planilhas eletrônicas é a utilização de fórmulas. Para realizar um cálculo, é obrigatório que a fórmula tenha a sintaxe iniciada com o sinal de “=” (igual) seguido apenas de um valor constante ou de uma referência e com um operador.

Questão: 897875

     Ano: 2018

Banca: FCC

Órgão: SABESP

Prova:    FCC - 2018 - SABESP - Advogado |

Com amparo no Código de Processo Civil de 2015, é correto afirmar:

897875 E

a) A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, sempre induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor. Art. 240. A citação válida, ainda quando ordenada por juízo incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor, ressalvado o disposto nos arts. 397 e 398 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil). Art. 397, Código Civil. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência) Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial. Art. 398, Código Civil. Nas obrigações provenientes de ato ilícito, considera-se o devedor em mora, desde que o praticou. b) Para a validade do processo é indispensável a citação do réu no caso de improcedência liminar do pedido. Art. 239. Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido. c) Se o réu comparece espontaneamente para alegar a inexistência de citação, esta deverá ser feita em Cartório, na pessoa de seu advogado. Art. 239, § 1o O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução. d) É absolutamente vedada a citação do militar em serviço ativo na unidade em que estiver servindo. Art. 243. A citação poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o réu, o executado ou o interessado. Parágrafo único. O militar em serviço ativo será citado na unidade em que estiver servindo, se não for conhecida sua residência ou nela não for encontrado. e) A indispensabilidade da citação do réu ou do executado para a validade do processo comporta exceções. Art. 239. Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido.​

Questão: 276684

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-AC

Prova:    CESPE - 2012 - TJ-AC - Juiz Substituto

Considerando que os vícios incidentes sobre a vontade, regulados no Código Civil sob a denominação defeitos do negócio jurídico, estão relacionados à formação ou à origem do negócio e atuam no plano da validade, assinale a opção correta.

276684 D

a) A assertiva está incorreta. A finalidade da revisão judicial do negócio que culmine em lesão é proteger a pessoa em situação de inferioridade, submetida a uma prestação desproporcional. Conforme o art. 157, § 2º, do CC, não se decretará a anulação do negócio se for oferecido suplemento suficiente ou se a parte favorecida concordar com a redução do proveito. O princípio da conservação contratual ou função social do contrato orienta a revisão judicial do negócio jurídico, não necessariamente sua anulação. b) A afirmação está incorreta. O erro de cálculo, por não ser considerado erro acidental, autoriza apenas a retificação da declaração de vontade, não servindo como fundamento para invalidar o negócio jurídico (art. 143 do CC). c) A assertiva está correta. A reticência, quando ilícita e conhecida do destinatário, configura vício social e pode ser invocada para invalidar o negócio jurídico. A reserva mental ou reticência essencial é um vício social que gera nulidade absoluta quando ilícita e conhecida pelo destinatário (conforme Tartuce, 2016). d) A afirmativa está correta. Os vícios de consentimento atuam sobre a exteriorização do negócio jurídico, afetando a vontade declarada, enquanto os vícios sociais ocorrem quando há uma divergência entre a vontade exteriorizada e a ordem legal. Vícios de consentimento incluem erro, dolo, coação, lesão e estado de perigo. e) A assertiva está incorreta. A simulação é considerada causa de anulação do negócio jurídico, não de nulidade. Conforme o art. 167 do CC, o negócio jurídico simulado é anulável, mas subsistirá o que se dissimulou se válido for na substância e na forma.

Questão: 647109

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PC-PE

Prova:    CESPE - 2016 - PC-PE - Agente de Polícia

Considerando as disposições da CF, é correto afirmar que a norma constitucional segundo a qual

647109 B

a) A alternativa está incorreta porque trata-se de norma consitucional de eficácia plena. b) Essa alternativa é correta, pois realmente é uma norma constitucional de eficácia plena, aplicabilidade imediata, direta e integral. c) Altenativa incorreta. O art. 5º, inciso XIII, da CR/88 é norma de aplicação imediata e eficácia contida que pode ser restringida pela legislação infraconstitucional. d) Alternativa incorreta. Aqui tem-se norma constitucional limitada de princípio programático. e) Essa alternativa é incorreta, pois trata-se de norma constitucional de eficácia plena.

Questão: 1092898

     Ano: 2019

Banca: VUNESP

Órgão: TJ-RO

Prova:    VUNESP - 2019 - TJ-RO - Juiz de Direito Substituto

No regime da comunhão parcial de bens, pode-se afirmar corretamente:

1092898 D

A) A alternativa está correta, conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O FGTS auferido durante a constância da união estável ou casamento sob o regime da comunhão parcial de bens não integra o patrimônio comum do casal, exceto se utilizado para aquisição de imóvel pelo casal durante a vigência da relação. B) A afirmativa está incorreta. Os valores investidos em previdência privada fechada são excluídos da comunhão de bens, conforme o entendimento do STJ. C) A alternativa está incorreta. As obrigações provenientes de atos ilícitos e os bens provenientes de doação ou sucessão são excluídos da comunhão, conforme o artigo 1.659 do Código Civil. D) A afirmativa está correta. A valorização patrimonial de bens adquiridos antes do casamento ou união estável não integra o patrimônio comum do casal, segundo entendimento do STJ. E) A alternativa está incorreta. As verbas de natureza trabalhista nascidas e pleiteadas durante a união estável ou casamento sob o regime da comunhão parcial ou universal de bens integram o patrimônio comum do casal, sendo objeto de partilha na separação.