Questão: 1839914

     Ano: 2021

Banca: CEFET-MG

Órgão: CEFET-MG

Prova:    Provas: CEFET-MG - 2021 - CEFET-MG - Assistente em Administração | CEFET-MG - 2021 - CEFET-MG - Técnico em Enfermagem | CEFET-MG - 2021 - CEFET-MG - Técnico de Laboratório - Área Edificações |

Navegadores de internet populares introduziram um modo de navegação chamado anônimo ou privativo que pode ser ativado, por exemplo, no navegador Mozilla Firefox ao abrir uma “Janela Privativa”. Sobre este modo de navegação no Mozilla Firefox, é correto afirmar que

1839914 E

A navegação privativa não salva suas informações de navegação, como histórico e cookies, não deixando rastros após você terminar a sessão. Importante: A navegação privativa não o torna anônimo na internet. Seu provedor de acesso à internet, a empresa onde trabalha, ou os próprios sites ainda podem coletar informações sobre que páginas você visita. Além disso, a navegação privativa não protege você de ou que podem estar instalados em seu computador.

Questão: 2110259

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: PGM - Niterói

Prova:    FGV - 2023 - PGM - Niterói - Procurador do Município |

Cleuza trabalha numa empresa gráfica localizada em Santa Rosa/Niterói há sete anos e em 2023 foi vítima de violência doméstica por parte de seu companheiro. A situação foi de tamanha gravidade, com promessa de nova violência, que o juiz competente determinou o afastamento de Cleuza do trabalho por quatro meses, com manutenção do vínculo trabalhista, para que ela se distanciasse do local em que tinha a sua rotina diária e fosse para outro Município, visando a preservação da sua integridade física. Diante do quadro apresentado, é correto afirmar que:

2110259 B

A natureza jurídica do afastamento por até seis meses em razão de violência doméstica e familiar é de interrupção do contrato de trabalho, incidindo, analogicamente, o auxílio-doença, devendo a empresa se responsabilizar pelo pagamento dos quinze primeiros dias, ficando o restante do período a cargo do INSS. STJ. 6ª Turma REsp 1.757.775-SP, Rel. Min. Rogerio Schietti Cruz, julgado em 20/08/2019 (Info 655).

Questão: 2322825

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    FGV - 2023 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnica Legislativa (Manhã) |

Leia o segmento textual a seguir. “É uma hora da madrugada. Diante da porta de Maria, solteira, velha e fofoqueira de profissão, para um cavalheiro de alta estatura, abrigado por um grande casaco negro. A escuridão da noite de outono não permite distinguir nem o rosto nem as mãos do cavalheiro; mas só a sua maneira de tocar a campainha revela firmeza, seriedade e algo imponente.” Sobre esse segmento textual, assinale a afirmativa correta.

2322825 C

A narração, além de ser demonstrada pelos elementos básicos de tempo, espaço e personagem, ficou evidente pela progressão temporal: primeiro o cavalheiro para em frente a porta e só depois ele tocou a campainha. Adriana Figueiredo diz que a ordem e progressão cronológica é o mais importante: mesmo que os trechos não usem verbos no passado, se tiver cronologia, há narração. No caso em tela, o verbo foi usada no passado histórico (o cavaleiro “para” diante da porta de Maria), que parece com o presente, mas dá pra perceber a progressão temporal. A descrição: “É uma hora da madrugada. Diante da porta de Maria, solteira, velha e fofoqueira de profissão, para um cavalheiro de alta estatura, abrigado por um grande casaco negro. A escuridão da noite de outono não permite distinguir nem o rosto nem as mãos do cavalheiro; mas só a sua maneira de tocar a campainha revela firmeza, seriedade e algo imponente.”

Questão: 241661

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: STJ

Prova:    CESPE - 2012 - STJ - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos (Exceto Cargo 5)

Acerca dos princípios fundamentais consubstanciados na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item abaixo.

A não intervenção, um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, expressa, assim como outros fundamentos, o poder supremo e independente do país.

241661 B

A não-intervenção não é fundamento, mas sim princípio da República Federativa do Brasil (art.4º, IV, da CR/88).

Questão: 1031313

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CREA-GO

Prova:    Quadrix - 2019 - CREA-GO - Analista - Advogado

A respeito da eficácia da lei no tempo e do conflito de normas, julgue o item. Uma lei ordinária incompatível com a ordem constitucional superveniente é considerada como não recepcionada, não havendo que se falar em inconstitucionalidade superveniente.

1031313 A

A não recepção é um fenômeno que ocorre quando uma lei anterior à nova Constituição é considerada incompatível com os princípios e normas desta. Nesse caso, a lei não é incorporada ao novo ordenamento jurídico, sendo automaticamente revogada. Como exemplo, pode-se citar a Lei da Imprensa, que foi automaticamente revogada no momento da entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 – o STF, ao analisar a ADPF 130, considerou que essa lei não foi recepcionada pela Constituição de 1988.