Questão: 1902734

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo |

João, autoridade vinculada a determinada autarquia com sede no estado do Rio de Janeiro, praticou ato que feriu direito de Maria. Em razão disso, Maria interpôs recurso administrativo endereçado à autoridade superior de João, alegando que não havia os fundamentos de fato e jurídicos necessários para a prática do ato. Foi negado provimento ao recurso de Maria, então ela impetrou mandado de segurança, visando impugnar o ato de João. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item que se segue. A não apresentação dos fundamentos de fato e jurídicos configura ausência do requisito forma do ato administrativo.

1902734 B

A não apresentação dos pressupostos de fato e direito inerentes ao ato administrativo configura mácula ao requisito do MOTIVO.

Questão: 2286466

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TBG

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TBG - Engenheiro Júnior – Ênfase: Manutenção |

A respeito da gestão da inovação, da qualidade e de processos decisórios, julgue o item que se segue. A quebra de rotinas poderá resultar em inovação, desde que esse processo leve a um resultado qualitativamente superior.

2286466 A

A mudança significa “a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra”. De acordo com o autor, “a mudança envolve transformação, interrupção, perturbação e ruptura, dependendo da sua intensidade”. A criatividade, por sua vez, consiste na habilidade de gerar novas ideias. Trata-se de algo difícil de ser mensurado. Já a inovação é o processo de colocar em prática essas novas ideias. Ou seja, a inovação está relacionada a tornar essas novas ideias viáveis. Portanto, a inovação ocorre quando há geração de valor (ganhos) com essas ideias Robbins (2005) afirma que a inovação é o tipo mais especializado de mudança, e pode envolver desde pequenas melhorias incrementais (mudança por adaptações) até novidades radicais; portanto, toda inovação envolve mudança, mas nem toda mudança envolve inovação. ROBBINS, S. P.. Comportamento organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11ª ed.. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Questão: 895788

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: EBSERH

Prova:    CESPE - 2018 - EBSERH - Analista Administrativo - Relações Públicas |

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue. Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.

895788 A

A missão de uma organização pode ser entendida, basicamente, como o motivo pelo qual esta instituição foi criada. Enquanto a visão se refere a ideia de como a organização se vê em um futuro. Os valores são diretrizes estabelecidas pelos líderes da empresa para orientar a realização de suas operações, impactando as decisões tomadas e os vínculos com seus públicos, sejam eles internos ou externos.

Questão: 855972

     Ano: 2017

Banca: FCC

Órgão: TRT - 21ª Região (RN)

Prova:    FCC - 2017 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa |

Os conceitos de missão e visão de uma organização, comumente utilizados na etapa de diagnóstico institucional em diferentes metodologias de planejamento estratégico e de gestão, correspondem, respectivamente,

855972 E

A missão de uma organização pode ser entendida, basicamente, como o motivo pelo qual esta instituição foi criada. Enquanto a visão se refere a ideia de como a organização se vê em um futuro.

Questão: 90349

     Ano: 2011

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PREVIC

Prova:    CESPE - 2011 - PREVIC - Analista de Tecnologia da Informação

Julgue os itens a seguir, que versam sobre conceitos relacionados à gestão estratégica. A missão, a visão de negócios e o diagnóstico estratégico interno são elementos fundamentais do planejamento estratégico de uma empresa, que devem ser revisados periodicamente, uma vez que não são imutáveis.

90349 A

A missão de uma empresa delineia o seu propósito central, a razão de sua existência. Enquanto isso, a visão estabelece aonde a organização almeja chegar no longo prazo, funcionando como um guia para suas aspirações futuras. Por outro lado, o diagnóstico estratégico interno envolve a análise dos pontos fortes e fracos da empresa, possibilitando que a gestão compreenda melhor os recursos e competências que possui. Esses elementos não são fixos, eles devem ser revisados regularmente. Por isso, a assertiva está correta.