Questão: 1626326

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: BACEN

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2014 - BACEN - Analista - Curso de Formação |

Julgue o item seguinte, acerca de planejamento e gestão nos setores público e privado. A gestão pública e a privada atuam sobre o mesmo foco, inexistindo distinções que justifiquem adaptar as funções gerais de administração na atuação do gestor.

1626326 B

A gestão pública concentra-se na sociedade, enquanto a gestão privada concentra-se em interesses privados, geralmente com o objetivo de obter lucro.

Questão: 414252

     Ano: 2014

Banca: IADES

Órgão: CONAB

Prova:    IADES - 2014 - CONAB - Administração

Com relação à gestão por resultados na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

414252 A

A gestão por resultados implica em uma definição precisa dos objetivos ou resultados a serem alcançados. Portanto, é essencial identificar os recursos necessários, os parâmetros e critérios de desempenho. No Brasil, a ênfase da gestão por resultados está mais relacionada aos programas de governo, tendo uma forte ligação com o Plano Plurianual, conforme estabelecido em nossa Constituição Federal.

Questão: 784974

     Ano: 2016

Banca: COMPERVE

Órgão: UFRN

Prova:    COMPERVE - 2016 - UFRN - Administrador

O modelo de Gestão por Resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública, que tem foco na efetividade, no que interessa ao cidadão e à sociedade, além de flexibilizar a condução dos processos, remediando a disfunção relacionada ao excessivo apego às normas e procedimentos e propiciando mais eficiência e accountability. O modelo de gestão por resultados tem como características

784974 B

A gestão por resultados é o processo de estabelecer objetivos dentro de uma organização, para que todos os envolvidos possam trabalhar para alcançá-los. Idealizada por Peter Drucker na década de 1950, também conhecida como gestão pela eficácia, permite que os membros trabalhem de forma organizada. Nela há a avaliação do desempenho, na qual os resultados são analisados. Com base nessa avaliação, é possível realizar a retroalimentação do sistema e identificar possíveis erros, trabalhando em correções.

Questão: 369337

     Ano: 2014

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SUFRAMA

Prova:    CESPE - 2014 - SUFRAMA - Administrador |

Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir. A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.

369337 A

A gestão por competências está inserida em um contexto de mudanças no modelo de gestão de pessoas. Tradicionalmente, os modelos tradicionais de GP estavam baseados no controle como forma de relacionamento entre a organização e o indivíduo e focados em escolher a pessoa certa para o lugar certo. Entretanto, o ambiente em que as organizações operam mudou muito nas últimas décadas. A concorrência crescente e a demanda por produtos e serviços com maior valor agregado demandam pessoas com capacidade de iniciativa e maior criatividade. Além disso, as novas estruturas organizacionais, como as organizações em rede e virtuais, são mais descentralizadas. Para essas empresas, são necessárias pessoas que saibam tomar decisões e que consigam executar um autogerenciamento. Dentro desse novo contexto, as organizações passaram a repensar a maneira como contratavam e gerenciavam seus empregados. A visão de que o importante era somente o “estoque” de conhecimentos e habilidades do empregado caiu por terra. O conceito de competências busca entender e conhecer a aplicação desses conhecimentos e habilidades no contexto do trabalho, ou seja, na prática. Assim, aliado ao conceito de competência está o de “

Questão: 2276285

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DATAPREV

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas |

Com relação à gestão por competências e ao desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item. Um benefício da gestão por competências é a possibilidade de mapear as competências necessárias para o exercício de atividades de liderança em uma organização.

2276285 A

A gestão por competências é uma abordagem que visa identificar, desenvolver e alinhar as competências necessárias para o sucesso organizacional. Quando aplicada ao contexto de atividades de liderança, a gestão por competências permite mapear as habilidades, conhecimentos e comportamentos essenciais para que os líderes desempenhem efetivamente suas funções. Aqui estão algumas razões pelas quais a gestão por competências é benéfica para mapear as competências necessárias para atividades de liderança: Identificação de Competências-Chave: A gestão por competências ajuda a identificar as competências específicas que são críticas para o sucesso em cargos de liderança. Isso pode incluir habilidades de comunicação, tomada de decisão, resolução de problemas, empatia e habilidades estratégicas. Alinhamento com Objetivos Organizacionais: Ao mapear as competências necessárias para a liderança, a organização pode garantir que as habilidades dos líderes estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e valores da empresa. Desenvolvimento de Líderes: Com um mapeamento claro de competências, a organização pode implementar programas de desenvolvimento que visam aprimorar as habilidades dos líderes em áreas específicas. Isso contribui para a formação de uma liderança mais eficaz e preparada para os desafios organizacionais.