Questão: 2276284

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DATAPREV

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - DATAPREV - Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Gestão de Pessoas |

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A gestão por competências é uma abordagem estratégica de gestão de pessoas que visa alinhar as competências dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização. Ela envolve a identificação, o desenvolvimento e o monitoramento das competências necessárias para a organização alcançar seus objetivos. Portanto, a gestão por competências não serve exclusivamente para que se consiga avaliar necessidades ligadas à melhoria da capacitação e da qualificação profissional dos empregados. Ela pode ser utilizada em uma ampla gama de subprocessos de gestão de pessoas, com o objetivo de alinhar as competências dos colaboradores com os objetivos estratégicos da organização.

Questão: 643628

     Ano: 2016

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-SC

Prova:    CESPE - 2016 - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração

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A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que promovam maior produtividade e alinhamento ao negócio. Esse programa identifica pontos de excelência e deficiências, preenchendo lacunas e agregando conhecimento com base em critérios objetivamente mensuráveis.

Questão: 2522504

     Ano: 2024

Banca: IDESG

Órgão: COREN-ES

Prova:    IDESG - 2024 - COREN-ES - Auxiliar Administrativo |

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A gestão por competências destaca-se justamente por focar na identificação das habilidades, conhecimentos e atitudes (CHA) necessárias para alcançar os objetivos da organização. Isso inclui o desenvolvimento dessas competências nos servidores, alinhando suas capacidades com as demandas e metas da instituição pública.

Questão: 2132700

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNMP

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - CNMP - Analista do CNMP – Àrea: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública |

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A gestão por competência é o modelo que permite uma visão mais ampla das competências exigidas para o exercício da função, ou seja, das competências de que uma função precisa. Portanto, esse modelo de gestão realiza um cruzamento de informações quanto às competências exigidas pela função versus competências do colaborador, traçando um plano de desenvolvimento específico para cada colaborador e gerenciando os conhecimentos de forma eficiente e eficaz. Discorre Chiavenato (2008)7 que a gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à organização. Afirma-se que a gestão por competências moderna é aquela que possui uma visão ou perspectiva processual, ou seja, que focaliza um desenvolvimento contínuo de competências, um processo dinâmico inserido nas organizações.

Questão: 348788

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPU

Prova:    CESPE - 2013 - MPU - Analista - Gestão Pública

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A gestão para resultados é uma ferramenta administrativa que, por meio de sua metodologia, alinha o planejamento, a ação e o controle, promovendo a eficiência e a eficácia da organização. Podemos considerar como funções da gestão para resultados: estabelecer a direção estratégica da organização; implementar e gerenciar o processo de mudança alinhado com a direção estratégica; e melhorar continuamente o desempenho das atividades em curso.