Questão: 577413

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2015 - FUB - Tecnólogo - Recursos Humanos

Acerca de qualidade de vida, saúde, higiene, segurança no trabalho, julgue o item subsecutivo. Até bem pouco tempo, o foco da GP estava na produtividade e na qualidade do trabalho. Atualmente, pode-se afirmar que o foco foi ampliado para agregar também a qualidade de vida dos empregados, pois, quando estes estão felizes, produzem mais e melhor.

577413 A

A Gestão de Pessoas é responsável pelo Capital Humano, e como as pessoas têm personalidades, ambições e incentivos diferentes, é essencial ter uma área dedicada com profissionais experientes e capacitados. Esses profissionais devem ser capazes de resolver conflitos, cuidar dos interesses dos funcionários, estar atentos a fatores que possam ameaçar o desenvolvimento das tarefas e garantir que todos estejam felizes e motivados dentro da organização, contribuindo assim para o crescimento contínuo da empresa.

Questão: 1665795

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SERPRO

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2013 - SERPRO - Analista - Desenho Instrucional |

Julgue o item subsecutivo, referente à metodologia de identificação de necessidade de capacitação. O levantamento de necessidades de treinamento constitui uma responsabilidade de linha e uma função de estafe, cabendo ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela falta de treinamento.

1665795 A

A Gestão de Pessoas atual opera com a função STAFF e a RESPONSABILIDADE DE LINHA. A função STAFF está associada aos especialistas e à área predominantemente estratégica da organização, envolvendo consultoria, assessoria, orientação, etc. A RESPONSABILIDADE DE LINHA refere-se aos gestores de pessoas (líderes e executivos de linha). São os líderes que percebem se um determinado subordinado necessita ou não de treinamento. É a responsabilidade direta e linear pela condução dos subordinados.

Questão: 577403

     Ano: 2015

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE - 2015 - FUB - Tecnólogo - Recursos Humanos

Com relação à gestão de pessoas (GP) na contemporaneidade, julgue o item a seguir. Os papéis assumidos atualmente pelos profissionais de recursos humanos (RH) envolvem atividades estratégicas, mas não operacionais.

577403 B

A gestão de pessoas atua tanto como uma atividade operacional (de linha) quanto como uma função estratégica (de staff).

Questão: 1865837

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: AL-CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - AL-CE - Analista Legislativo - Administração |

A gestão de desempenho

1865837 C

A gestão de desempenho é uma estratégia que tem foco nas tarefas e no que os colaboradores executam, como eles se comportam durante a execução dessas atividades, e os resultados gerados a partir delas, a fim de criar um ambiente de trabalho onde todos podem desenvolver suas habilidades, de forma plena e satisfatória. A gestão de desempenho se configura como um processo, onde cada atividade é uma oportunidade de avanço. Assim, as capacidades desse gerenciamento vão muito além de avaliações periódicas pontuais, pois a análise é feita no dia-a-dia, dando um maior controle ao gestor e uma visão precisa do desempenho que cada colaborador apresenta. Os fundamentos da gestão de desempenho se encontram nas seguintes características: avaliação, monitoramento, controle, planejamento e melhoria. Sendo uma ótimaforma de saber como mensurar a produtividade do colaborador e também de aumentá-la, visando reter talentos na organização. Para tanto, a gestão de desempenho em empresas se propõe a formar um elo entre a performance individual e em grupo, seus resultados e uma gratificação por eles, gerando mais satisfação e motivação ao colaborador.

Questão: 1695943

     Ano: 2020

Banca: IBADE

Órgão: Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO

Prova:    IBADE - 2020 - Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO - Psicólogo Educacional |

A gestão de desempenho permite que as organizações melhorem a sua performance interna. Compreende-se gestão de desempenho como sendo:

1695943 A

A gestão de desempenho constitui um conjunto sistemático de ações que busca definir o conjunto de resultados a ser alcançado e os esforços e capacidades necessários para seu alcance, incluindo-se a definição de mecanismos de alinhamento de estruturas implementadoras e de de sistemática de monitoramento e avaliação.