Questão: 2353781

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CNPQ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Pleno I - Especialidade: Administração de Pessoal |

Com relação à área de gestão de pessoas, julgue o item a seguir. A contratação de pessoas sem as devidas qualificações requeridas para o cargo pode aumentar a rotatividade e prejudicar o bem-estar das relações interpessoais na organização.

2353781 A

A contratação de pessoas sem as devidas qualificações para o cargo pode, de fato, aumentar a rotatividade e prejudicar o bem-estar das relações interpessoais na organização. Quando os funcionários não possuem as habilidades ou competências necessárias, eles podem ter dificuldades para desempenhar suas funções de maneira eficaz, o que pode levar a frustrações, tanto para eles quanto para seus colegas e superiores. Isso, por sua vez, pode resultar em um ambiente de trabalho menos harmonioso e produtivo, aumentando a probabilidade de demissões e conflitos interpessoais. Portanto, é crucial que o processo de recrutamento e seleção seja bem estruturado e rigoroso para garantir que os candidatos selecionados estejam adequadamente qualificados para os cargos.

Questão: 355701

     Ano: 2007

Banca: CONSULPLAN

Órgão: EMBRAPA

Prova:    CONSULPLAN - 2007 - EMBRAPA - Advogado

São fundamentos da República Federativa do Brasil, EXCETO:

355701 C

A construção de uma sociedade livre, justa e solidária constitui um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil (art. 3º, inciso I da CR/88).

Questão: 1004379

     Ano: 2019

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura de Guarulhos - SP

Prova:    VUNESP - 2019 - Prefeitura de Guarulhos - SP - Inspetor Fiscal de Rendas - Conhecimentos Específicos

A doutrina predominante considera, quanto ao conteúdo, que Constituição material é

1004379 B

A Constituição material se refere a uma perspectiva ou abordagem específica da Constituição que vai além do texto formal escrito e considera também os princípios, valores e normas que efetivamente regem a ordem jurídica de um país. É uma concepção mais ampla, que reconhece que a Constituição vai além do documento escrito e incorpora elementos não codificados. Ela regula não apenas as normas expressas no texto formal da Constituição escrita, mas também os princípios, valores e aspectos fundamentais que permeiam a ordem jurídica e política de um país.

Questão: 963288

     Ano: 2019

Banca: IADES

Órgão: AL-GO

Prova:    IADES - 2019 - AL-GO - Procurador

Um senhor aposentado há alguns anos sempre vai ao supermercado fazer compras no dia em que recebe o respectivo benefício previdenciário. Ao longo dos últimos anos, verificou que tem comprado cada vez menos. Diante dessa situação, resolveu procurar uma advogada especialista no assunto para esclarecer se o ocorrido é possível e legal. Ao questionar a advogada, esta informou que os benefícios previdenciários, por serem prestação pecuniária, não podem sofrer mudanças em aparência monetária e nem em aspecto real, devendo a legislação estabelecer apropriado método de verificação do poder aquisitivo, de forma a restabelecer as perdas, mediante reajuste periódico do valor da prestação previdenciária. Tal princípio é chamado de

963288 C

A constituição garante a irredutibilidade do valor nominal de seu benefício, ou seja, de acordo com este princípio, não pode o benefício da Seguridade Social sofrer redução.BNo entanto, a irredutibilidade do valor real do benefício previdenciário (que busca assegurar o seu reajustamento, preservando em caráter permanente o seu poder aquisitivo) é também indubitavelmente garantido pelo texto constitucional (201, § 4º ), não estando, contudo, inserido como um dos objetivos da Seguridade Social (mas sim na seção da Previdência Social)

Questão: 282012

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Câmara dos Deputados

Prova:    Provas: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo - Técnico em Radiologia | CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo - Técnico em Gesso |

Com relação à organização dos Poderes, julgue o item consecutivo. De acordo com a CF, a atividade político-partidária não é vedada aos juízes, que poderão exercê-la mediante autorização prévia do tribunal a que se vinculem.

282012 B

A Constituição Federal, quando relaciona as vedações impostas aos juízes, determina, em seu art. 95, parágrafo único, que é vedado aos magistrados exercer atividade político-partidária.