Questão: 1986265

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa (Prova Anulada) |

O processo de gestão de pessoas destinado ao estudo do cenário do mercado de trabalho e ao recrutamento e à seleção de pessoas é denominado

1986265 B

A atração e retenção de talentos é um dos maiores desafios para o RH das empresas, pois, a sintonia entre os colaboradores é o que determina o grau de e engajamento, até que se torne notável para quem está de fora. Podemos entender esse conceito, como um conjunto de esforços e estratégias para assegurar o interesse dos profissionais mais talentosos, tanto de permanecer na empresa, quanto de ingressar em um novo desafio. Quanto mais tempo os colaboradores se mantiverem vinculados à organização, maior o envolvimento e a entrega. Esse cenário pode ser estimulante para quem está em busca de uma organização que priorize o desenvolvimento de carreira.

Questão: 948930

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGM - João Pessoa - PB

Prova:    CESPE - 2018 - PGM - João Pessoa - PB - Procurador do Município

Leonardo, proprietário de uma chácara, contratou Tadeu para trabalhar como caseiro, oferecendo-lhe moradia na propriedade onde o serviço deverá ser prestado. Nessa situação hipotética, caso ocorra o esbulho da posse da chácara durante uma viagem de férias de Leonardo, Tadeu

948930 D

A atividade de caseiro se enquadra no conceito de detenção, conforme estabelecido pelo art. 1.198. Considera-se detentor aquele que, estando em relação de dependência para com outro, mantém a posse em nome deste e em cumprimento de suas ordens ou instruções. Portanto, o caseiro não possui legitimidade para intentar os interditos possessórios, uma vez que não se enquadra no conceito de possuidor.

Questão: 2467328

     Ano: 2024

Banca: SELECON

Órgão: Prefeitura de Água Boa - MT

Prova:    SELECON - 2024 - Prefeitura de Água Boa - MT - Agente Administrativo - Saúde/40h |

As relações entre uma organização e seus funcionários devem fazer parte da busca do equilíbrio, para o êxito da organização e para uma maior satisfação de seus colaboradores. Umas das principais relações que a organização deve ter com seus empregados é de responder às suas necessidades especiais, dando-lhes suporte e apoio. Essa relação é conhecida como:

2467328 B

A assistência refere-se diretamente ao suporte e apoio que a organização deve oferecer aos seus funcionários. Esse conceito inclui ações como apoio emocional, ajuda financeira em momentos de crise, orientação profissional e acesso a recursos que ajudam a resolver problemas pessoais ou profissionais dos colaboradores. Portanto, ao falar sobre responder às necessidades especiais dos empregados, a alternativa “assistência” é a mais adequada.

Questão: 17670

     Ano: 2009

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: ANAC

Prova:    CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo |

São brasileiros os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira que vierem a residir no Brasil e optarem pela nacionalidade brasileira, desde que essa opção ocorra até a maioridade.

17670 B

A assetiva está incorreta. Trata-se de hipótese de brasileiros natos, aueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde ue sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em ualuer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira (art. 12, I, “c”, da CR/88).

Questão: 1859982

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: DPE-RS

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - DPE-RS - Defensor Público |

O processo legislativo pátrio, no que tange à elaboração das leis ordinárias, exige a deliberação de ambas as Casas do Poder Legislativo. O Presidente da República, ainda, dele participa. Consideradas as normas pertinentes, julgue o seguinte item. Rejeitado o veto parcial pelo Congresso Nacional, constitui-se o dever constitucional de o Presidente da República promulgar a parte vetada do projeto de lei.

1859982 A

A assertiva, “rejeitado o veto parcial pelo Congresso Nacional, constitui-se o dever constitucional de o Presidente da República promulgar a parte vetada do projeto de lei”, está correta pela interpretação do parágrafo 5º do artigo 66 da Constituição Federal. Seguem os artigos necessários para a compreesão da questão: Art. 66. “A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará. § 1º Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. (…) § 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. § 5º Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República”. Destacando que, conforme o parágrafo 7º do mesmo artigo, “se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos § 3º e § 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo”.