Questão: 36681

     Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: TRF - 4ª REGIÃO

Prova:    

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, sendo que a sustação do processo

36681 B

A alternativa correta é a letra “B”. A Constituição Federal dispõe neste sentido: Art. 53. “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (…) § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. § 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato”.

Questão: 420592

     Ano: 2014

Banca: ACAFE

Órgão: PC-SC

Prova:    ACAFE - 2014 - PC-SC - Agente de Polícia

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (art. 1º da CF).

Com base no enunciado acima é correto afirmar, exceto:

420592 B

A alternativa correta é a letra “B”. Os fundamentos estão previstos no artigo 1º da CR/88: “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I – a soberania; II – a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019) V – o pluralismo político”.

Questão: 583311

     Ano: 2015

Banca: PUC-PR

Órgão: Prefeitura de Maringá - PR

Prova:    PUC-PR - 2015 - Prefeitura de Maringá - PR - Procurador Municipal

O Estado brasileiro está organizado em uma federação cuja regra de ouro é a autonomia dos Estados-membros. Há, no entanto, exceções previstas constitucionalmente. Sobre essas exceções, assinale a alternativa CORRETA .

583311 A

A alternativa correta é a letra “A”. Isso porue, de acordo com o artigo 36 da Constituição Federal, a decretação da intervenção dependerá, “no caso do art. 34, IV, de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido, ou de reuisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário (inciso I)” ou “no caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, de reuisição do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do Tribunal Superior Eleitoral (inciso II)” ou, ainda, de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal (inciso III). Todavia, compete privativamente ao Presidente da República decretar e executar a intervenção federal (art. 84, X, CR/88).

Questão: 1082626

     Ano: 2019

Banca: COVEST-COPSET

Órgão: UFPE

Prova:    

No Microsoft Windows, numa janela do “command”, pode-se navegar pelos diretórios e alterar arquivos e diretórios, de forma semelhante ao 'shell' do Linux. Assinale a alternativa que exibe os comandos da ‘sheM’ do Linux padrão que melhor correspondem aos seguintes comandos do Windows, respectivamente: ‘dir’, ‘cd’, ‘md’, ‘rd’, ‘copy’:

1082626 E

A alternativa correta é a E – ‘ls’, ‘cd’, ‘mkdir’, ‘rmdir’, ‘cp’. Para compreender essa escolha, é necessário conhecer os comandos básicos de manipulação de arquivos e diretórios tanto no ambiente Windows quanto no Linux. No Windows, utilizamos o comando ‘dir’ para listar os arquivos e diretórios presentes em um diretório. O equivalente no Linux é o comando ‘ls’. Ambos servem para exibir o conteúdo de um diretório, mas ‘ls’ é utilizado no shell do Linux. O comando ‘cd’ é utilizado para mudar de diretório tanto no Windows quanto no Linux, por isso aparece em ambas as listas de comandos de forma idêntica. Para criar um novo diretório, no Windows usamos ‘md’ (ou ‘mkdir’), enquanto no Linux o comando é ‘mkdir’. Apesar de ‘md’ e ‘mkdir’ serem intercambiáveis no Windows, apenas ‘mkdir’ é reconhecido no Linux. Para remover um diretório, no Windows podemos usar o comando ‘rd’ (ou ‘rmdir’), mas no Linux, o comando correto é ‘rmdir’. Finalmente, para copiar arquivos, no Windows o comando é ‘copy’, enquanto no Linux utilizamos o ‘cp’. Ambos realizam a mesma função de copiar arquivos de um local para outro.

Questão: 1972673

     Ano: 2022

Banca: UniRV - GO

Órgão: Prefeitura de Rio Verde - GO

Prova:    UniRV - GO - 2022 - Prefeitura de Rio Verde - GO - Técnico em Segurança do Trabalho - Edital nº 001 |

Maria enviou três fotos de sua viagem mais recente como anexos em um e-mail para João. Ao receber a mensagem, João notou que os arquivos eram nomeados IMG01.EXE, IMG02.JPG e IMG03.EXE. João não abriu os anexos e entrou em contato com Maria, informando que seu computador possivelmente estava infectado por vírus. Como João pôde chegar a essa conclusão apenas analisando os nomes dos arquivos recebidos?

1972673 C

A alternativa correta é a C. O raciocínio de João, ao suspeitar de uma infecção por vírus, baseia-se no conhecimento de que as extensões de arquivos nos sistemas operacionais Windows são usadas para identificar o tipo de arquivo e o programa associado para abri-lo. Fotos comuns são geralmente salvas com extensões como .jpg, .png ou .gif, e não com .exe, que é uma extensão reservada para arquivos executáveis, ou programas. Arquivos executáveis podem conter código malicioso, como vírus ou outros tipos de malware. João foi astuto ao perceber que as extensões .exe em dois dos arquivos (IMG01.EXE e IMG03.EXE) não correspondem ao esperado para imagens, o que é um sinal comum de tentativa de disfarçar malware como um arquivo inofensivo. A familiaridade com a natureza e o significado das extensões de arquivo é fundamental para a segurança da informação e ajuda a evitar a execução inadvertida de código malicioso. Para evitar erros comuns no tema de segurança da informação relacionado a arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet, os usuários devem estar sempre atentos às extensões dos arquivos e suspeitar de arquivos executáveis inesperados ou não solicitados. Além disso, manter o sistema operacional e o software de segurança atualizados, além de seguir práticas de segurança recomendadas, como não abrir anexos de e-mails suspeitos ou desconhecidos, também são medidas importantes.