Questão: 350903

     Ano: 2013

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PG-DF

Prova:    CESPE - 2013 - PG-DF - Procurador

Acerca do patrimônio cultural e da proteção ambiental das terras indígenas, julgue os itens que seguem. A promoção e proteção do patrimônio cultural brasileiro é responsabilidade do poder público, com a colaboração da comunidade, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

350903 A

CF, Art. 216 (…) § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Questão: 329115

     Ano: 2012

Banca: UEPA

Órgão: SEAD-PA

Prova:    UEPA - 2012 - SEAD-PA - Procurador - Autárquico e Fundacional |

Sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente é correto afirmar que:

329115 D

Lei 9985/2000, Art 31 (…) § 2o Nas áreas particulares localizadas em Refúgios de Vida Silvestre e Monumentos Naturais podem ser criados animais domésticos e cultivadas plantas considerados compatíveis com as finalidades da unidade, de acordo com o que dispuser o seu Plano de Manejo.

Questão: 308366

     Ano: 2013

Banca: MPE-SC

Órgão: MPE-SC

Prova:    MPE-SC - 2013 - MPE-SC - Promotor de Justiça - Tarde

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES ABAIXO E ASSINALE “CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E) De acordo com a Lei 6.938/1981, entende-se por poluidor, a pessoa física, ou jurídica de direito privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

308366 B

Lei 6938/81, Art 3º – Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: (…) IV – poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

Questão: 293062

     Ano: 2012

Banca: FEPESE

Órgão: FATMA

Prova:    FEPESE - 2012 - FATMA - Advogado Fundacional |

Analise as afrmativas abaixo, sobre os meios judiciais de proteção ambiental: 1. A ação popular pode prestar-se à proteção ambiental, quando se objetiva anular um ato lesivo ao meio ambiente. Ela pode ser proposta contra as pessoas jurídicas (de direito público ou privado), contra as autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratifcado ou praticado o ato impugnado e contra os benefciários do ato. 2. O prazo para contestar a ação popular é de 20 dias. O réu pode requerer a prorrogação do prazo de contestação por mais 20 dias, se for difícil a produção de prova documental. 3. O mandado de segurança coletivo pode ser ajuizado para a defesa de interesses transindividuais, de natureza indivisível, cujo titular sejam pessoas indeterminadas. 4. De acordo com a Lei do Mandado de Segurança, no mandado de segurança coletivo não pode ser deferida liminar sem prévia audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público. 5. A coisa julgada no mandado de segurança coletivo gera efeitos erga omnes. Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

293062 C

Ação Popular: Conforme estabelece a Lei nº 4.717/1965 (Lei da Ação Popular), qualquer cidadão tem legitimidade para ingressar com ação popular com o objetivo de anular atos administrativos que causem prejuízo ao patrimônio público, o que inclui os bens ambientais. A primeira afirmativa está correta, pois reflete com precisão quem pode figurar como parte passiva (réu) nesse tipo de ação.

Prazo para apresentação da contestação: A segunda assertiva também está correta. A legislação determina que o prazo para o réu apresentar contestação na ação popular é de 20 dias, conforme previsto na referida lei. Esse prazo pode ser estendido, especialmente nos casos em que haja dificuldade na obtenção ou produção de documentos probatórios.

Mandado de Segurança Coletivo: A terceira afirmação está incorreta. O mandado de segurança coletivo tem como finalidade a tutela de direitos coletivos ou individuais homogêneos, e não necessariamente se presta à defesa de interesses difusos, que são indivisíveis e possuem titulares indeterminados. Essa interpretação está de acordo com o que dispõe a Lei nº 12.016/2009.

Concessão de Liminar no MS Coletivo: A quarta proposição está correta. A Lei do Mandado de Segurança autoriza o juiz a conceder medida liminar sem necessidade de prévia oitiva da autoridade pública responsável, desde que haja risco na demora que justifique a urgência da medida.

Alcance da Coisa Julgada: A quinta afirmativa está equivocada. No âmbito do mandado de segurança coletivo, os efeitos da coisa julgada não se estendem a toda a coletividade de forma irrestrita (erga omnes), mas se limitam aos integrantes do grupo ou categoria representada pela entidade impetrante.

Questão: 269898

     Ano: 2012

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPE-RR

Prova:    CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justiça

Acerca da proteção ao meio ambiente em juízo, assinale a opção correta.

269898 D

A ação civil pública (ACP) é disciplinada pela Lei nº 7.347/1985, que tem como um dos seus objetivos principais a defesa do meio ambiente. Um conceito amplamente reconhecido no campo ambiental é o da responsabilidade solidária pelos danos causados ao meio ambiente, sustentado pelo artigo 225 da Constituição Federal, o qual determina: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Esse tipo de responsabilidade implica que qualquer um dos causadores do dano pode ser acionado para responder pela totalidade do prejuízo, mesmo que outros também tenham contribuído para o resultado lesivo. Dessa forma, o proponente da ACP tem a liberdade de acionar judicialmente apenas um ou alguns dos responsáveis, sem a obrigatoriedade de incluir todos os envolvidos no litígio.