Questão: 1768158

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRESS-DF

Prova:    Quadrix - 2021 - CRESS-DF - Assistente Contábil |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“A questão se trata de reprodução do art. 9º da Lei 9.784/99, vejamos: “”Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo: I – pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; II – aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; III – as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV – as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos””.”

Questão: 1907721

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: FUB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - FUB - Técnico de Tecnologia da Informação | CESPE / CEBRASPE - 2022 - FUB - Assistente em Administração | CESPE / CEBRASPE - 2022 - FUB - Técnico em Contabilidade |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“A questão está errada, pois o direito de votar e ser votado não abrange todos os indivíduo, de acordo com o próprio texto constitucional. Assim, por exemplo, a própria Constituição, no art. 14, § 2º da CF/88, dispõe que: não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

Ainda, de acordo com o § 4º do art. 14, são inelegíveis, ou seja, não podem ser votados, os inalistáveis (estrangeiros e conscritos) e os analfabetos”

Questão: 2117050

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TJ-ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TJ-ES - Analista Judiciário - Especialidade: Contador |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“A questão abordou os objetivos da licitação, conforme estabelecidos na Lei 8.666/93. De acordo com o artigo 3º da referida lei, a licitação tem como finalidades garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, selecionar a proposta mais vantajosa para a administração e promover o desenvolvimento nacional sustentável. Além disso, a licitação deve ser conduzida em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo e seus correlatos. A afirmativa apresentada pela banca está em plena conformidade com o texto da lei, não havendo equívocos a serem apontados.”

Questão: 2072637

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TCE-RJ

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - TCE-RJ - Procurador do Ministério Público |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“A questão aborda as fontes do direito administrativo. É correto afirmar que a administração pública é regida pelo princípio da legalidade, o que implica que os gestores públicos devem sempre agir de acordo com a lei e jamais contra ela ou na ausência de lei. A legalidade, nesse contexto, possui uma abrangência ampla e engloba normas constitucionais, leis em sentido estrito, decretos, regulamentos, portarias e também decisões judiciais que orientam a interpretação e aplicação dessas normas. Portanto, tanto a lei quanto as decisões judiciais são fontes do direito administrativo. É possível que essas decisões possuam força vinculante. Esse é o caso quando o Supremo Tribunal Federal emite Súmulas Vinculantes, que são enunciados que obrigam todos os demais órgãos do Poder Judiciário e também a administração pública, que não pode deixar de cumprir o que é estabelecido na súmula.”

Questão: 2087954

     Ano: 2023

Banca: Instituto Consulplan

Órgão: SEGEP - RO

Prova:    Instituto Consulplan - 2023 - SEGEP - RO - Analista de Desenvolvimento Social - Direito |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

“A propósito do princípio da impessoalidade e de sua matriz, o princípio da isonomia, é oportuno ressalvar que têm sido admitidas exceções para sua aplicação. Uma delas diz respeito ao sistema de cotas, em que se prevê reserva de vagas pelo critério étnico-social para ingresso em instituições de nível superior. O STF, fundando-se no art. 5º, caput, da CF, e fazendo sobrelevar a igualdade material sobre a formal, considerou constitucional tal ação afirmativa, que traduz política de inclusão social com o objetivo de suplantar desigualdades oriundas do processo histórico do país, muito embora os destinatários obtenham maiores vantagens que os demais interessados. Não obstante, a matéria é profundamente polêmica, havendo muitos setores da sociedade que não aceitam, nesse caso, o privilégio de tratamento e entendem que outras políticas devem ser executadas para a inclusão étnico-social – opinião que merece o nosso abono. De outro lado, erige-se o critério de raça como elemento diferencial de nossa sociedade, e não como fator de agregação, conforme seria desejável em termos sociológicos.” Referências Bibliográficas: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 21.