Questão: 1750734

     Ano: 2021

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: APEX Brasil

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2021 - APEX Brasil - Analista - Processos Contábeis |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

-(CLT Art. 143) § 1º – O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo. -(CLT Art. 145) – O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período.

Questão: 1030467

     Ano: 2019

Banca: FGV

Órgão: TJ-CE

Prova:    FGV - 2019 - TJ-CE - Técnico Judiciário - Área Técnico-Administrativa |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

– Poder Normativo: “é o poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos. Não é poder de edição de lei, não é poder legislativo, mas sim poder de editar ato administrativo limitado pela lei” (CARVALHO, 2015).

Questão: 967297

     Ano: 2019

Banca: Quadrix

Órgão: CRESS - SC

Prova:    Quadrix - 2019 - CRESS - SC - Assistente Administrativo Jr.

[cred-form form="questoes-usuario" ]

– Poder Disciplinar: “poder de aplicar sanções, penalidades. Entretanto, não é qualquer sanção” (CARVALHO, 2015). Para Mazza (2013), “trata-se de poder interno, não permanente e discricionário. Interno porque somente pode ser exercido sobre agentes públicos, nunca em relação a particulares, exceto quando estes forem contratados pela Administração”. – Poder Hierárquico: “poder que a Administração tem de se estruturar internamente” (CARVALHO, 2015). Segundo Mazza (2013), “é um poder interno e permanente exercido pelos chefes de repartição sobre seus agentes subordinados e pela administração central em relação aos órgãos públicos consistente nas atribuições de comando, chefia e direção dentro da estrutura administrativa”. – Poder Normativo: “poder de editar normas gerais, atos administrativos gerais e abstratos” (CARVALHO, 2015). – Poder de Polícia: “decorre da supremacia geral da administração pública” (CARVALHO, 2015).

Questão: 1017435

     Ano: 2018

Banca: Dédalus Concursos

Órgão: Lemeprev - SP

Prova:    Dédalus Concursos - 2018 - Lemeprev - SP - Agente Administrativo

[cred-form form="questoes-usuario" ]

– Fontes do Direito Administrativo: Lei, jurisprudência, a doutrina e os costumes. Lei (fonte primária): principal fonte do direito administrativo brasileiro. Jurisprudência (fonte secundária): decisões reiteradas. Doutrina (fonte secundária): conjunto de teses e construções teóricas. Costumes (fonte secundária): conjunto de regras não escritas, comportamento reiterado e constante do povo.

Questão: 2244822

     Ano: 2023

Banca: FGV

Órgão: AL-MA

Prova:    FGV - 2023 - AL-MA - Técnico de Gestão Administrativa - Administrador de Recursos Humanos |

[cred-form form="questoes-usuario" ]

– Fase Contábil (antes de 1930): foi a primeira fase, onde a principal preocupação era com os custos da empresa. – Fase Legal (1930 a 1950): Com a introdução das leis trabalhistas na era de Getúlio Vargas, surge uma nova fase: a Fase Legal. Agora, a preocupação estava em acompanhar e manter as recém-criadas leis trabalhistas (CLT). – Fase Tecnicista (1950 a 1965): Nessa fase, a área de RH começou a operacionalizar serviços como treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios, entre outros. Destaca-se aqui a figura do “Gerente de Relações Industriais”. Fase Administrativa/Sindicalista (1956 a 1985): O intuito era abandonar a ênfase em procedimentos burocráticos e operacionais, visando uma abordagem mais humanística, centrada nas pessoas e suas interações com a sociedade, sindicatos, entre outros. Nessa etapa, temas como motivação e liderança se tornam mais relevantes. – Fase Estratégica (a partir de 1985): Esta é a fase em vigor atualmente. Caracteriza-se pela implementação dos primeiros programas de planejamento estratégico de recursos humanos, alinhados com o planejamento estratégico central da organização.