Questão: 1134504

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A ofensa à dignidade ou ao decoro são elementares que se fazem presentes expressamente no crime militar de:

1134504 C

Resposta letra “C”. A ofensa à dignidade ou ao decoro são elementares que se fazem presentes expressamente no crime militar de Desacato a superior. Vide art. 298 do CPM:

CPM. Art. 298. Desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou o decôro, ou procurando deprimir-lhe a autoridade:
Pena – reclusão, até quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Agravação de pena
Parágrafo único. A pena é agravada, se o superior é oficial general ou comandante da unidade a que pertence o agente.

Questão: 1134502

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O ato de “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal” configura o crime militar de:

1134502 E

Resposta letra “E”. O Artigo 319 do CPM prevê o delito de prevaricação:

CPM. Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra expressa disposição de lei, para satisfazer interêsse ou sentimento pessoal:
Pena – detenção, de seis meses a dois anos.

Alternativas incorretas: ver arts. 332; 322; 320; 308, §1º do CPM.

Questão: 1134501

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Sobre o que configura conduta típica do crime de recusa de obediência, assinale a alternativa correta.

1134501 C

Alternativa “C” correta. A conduta típica do crime de recusa de obediência está descrita no art. 163 do CPM: “Recusar obedecer a ordem do superior sôbre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever impôsto em lei, regulamento ou instrução:”.

Alternativas incorretas: ver artigos 160, 162, 165 e 161 do CPM.

Questão: 1134500

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Sobre o que constitui a conduta típica de crime militar de motim, assinale a alternativa correta.

1134500 B

Alternativa “B” correta. Constitui a conduta típica de crime militar de motim descrita no art. 149, inciso I, do CPM: “Reunirem-se militares: I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;”

Alternativas incorretas: vide artigos 150, 151 e 152 do CPM.

Questão: 941926

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com base em normas do direito processual penal militar e do entendimento de tribunais superiores, julgue o próximo item. Situação hipotética: Um policial militar estadual e um soldado do Exército Brasileiro cometeram crime doloso contra a vida de um civil no contexto de intervenção militar para garantia da lei e ordem. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a legislação em vigor, ambos deverão ser julgados pelo tribunal do júri da justiça comum estadual.

941926 B

Questão incorreta. Apenas o policial militar será julgado pelo Tribunal do Júri da justiça comum estadual, enquanto a competência para julgar o soldado do exército brasileiro é da Justiça Militar da União. Vide artigo 9º do CPM:

CPM. Art. 9º Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: (…)
§ 1o Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares contra civil, serão da competência do Tribunal do Júri.
§ 2º Os crimes militares de que trata este artigo, incluídos os previstos na legislação penal, nos termos do inciso II do caput deste artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos por militares das Forças Armadas contra civil, serão da competência da Justiça Militar da União, se praticados no contexto: (…) III – de atividade de natureza militar, de operação de paz, de garantia da lei e da ordem ou de atribuição subsidiária, realizadas em conformidade com o disposto no art. 142 da Constituição Federal e na forma dos seguintes diplomas legais: (…)