Questão: 318331

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue os itens seguintes, relativos ao direito penal militar. Considere que militares do Exército brasileiro, reunidos em alojamento militar, tenham criado uma coreografia ao som de uma versão funk do Hino Nacional, além de terem filmado a dança e divulgado o vídeo na Internet. Nessa situação, segundo entendimento do Superior Tribunal Militar, a conduta dos militares não constitui crime de desrespeito a símbolo nacional, devendo ser tratada, na esfera disciplinar, como brincadeira desrespeitosa.

318331 B

Questão incorreta. Configura o crime de Desrespeito a símbolo nacional (art. 161, CPM).

Desrespeito a símbolo nacional
CPM. Art. 161. Praticar o militar diante da tropa, ou em lugar sujeito à administração militar, ato que se traduza em ultraje a símbolo nacional:
Pena – detenção, de um a dois anos.

Questão: 318330

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue os itens seguintes, relativos ao direito penal militar. Considere que João, dentista civil, tenha sido condenado pela justiça militar da União à pena de quatro anos de reclusão, pelo crime de violência contra militar em serviço. Nessa situação, o condenado deve cumprir a pena em penitenciária militar.

318330 B

Questão incorreta. Nos termos do artigo 62, caput, do CPM: “Art. 62 – O civil cumpre a pena aplicada pela Justiça Militar, em estabelecimento prisional civil, ficando ele sujeito ao regime conforme a legislação penal comum, de cujos benefícios e concessões, também, poderá gozar.”

Questão: 309023

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos crimes militares em espécie, assinale a opção correta.

309023 E

Resposta letra “E”. Constitui crime militar a prática de ato libidinoso em lugar sujeito a administração militar. Vide art. 235 do CPM:

Ato de libidinagem
CPM. Art. 235. Praticar, ou permitir o militar que com ele se pratique, ato libidinoso em lugar sujeito à administração militar ou no exercício de função militar:
Pena – detenção, de seis meses a um ano.

Questão: 309021

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

À luz do CPM, assinale a opção correta a respeito da disciplina do erro.

309021 E

Resposta letra “E”. Nos termos do art. 37, § 1º, do CPM:
Art. 37. Quando o agente, por êrro de percepção ou no uso dos meios de execução, ou outro acidente, atinge uma pessoa em vez de outra, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela que realmente pretendia atingir. Devem ter-se em conta não as condições e qualidades da vítima, mas as da outra pessoa, para configuração, qualificação ou exclusão do crime, e agravação ou atenuação da pena.
Êrro quanto ao bem jurídico
§ 1º Se, por êrro ou outro acidente na execução, é atingido bem jurídico diverso do visado pelo agente, responde êste por culpa, se o fato é previsto como crime culposo.

Questão: 309013

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere à aplicação do princípio da insignificância no direito penal militar, assinale a opção correta.

309013 E

Alternativa “E” correta. A exposição de motivos do CPM admite a aplicação do princípio da insignificância.

Infração disciplinar e Princípio da insignificância. São exemplos de Princípio da Insignificância com previsão no CPM os artigos: 209, §6º; 240, §1º e 260.

CPM. Art. 209. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: (…)
Lesão levíssima
§ 6º No caso de lesões levíssimas, o juiz pode considerar a infração como disciplinar.