Questão: 3006288

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Segundo o MMA, “a recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.” Proveniente da Lei N.º 9.985, de 18 de julho de 2000, o Art. 2º, distingue, os conceitos de um ecossistema “recuperado” e de um ecossistema “restaurado”. Desta forma, qual definição se encontra ERRADA?

3006288 C

Lei 9.985/00, Art. 2o Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: (…) XIII – recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;

XIV – restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Questão: 3006278

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Tendo presente a redação da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, o Art.º 225 refere-se ao direito que todos temos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público realizar quais das seguintes medidas?

3006278 D

A – Essa determinação encontra-se estabelecida no Artigo 225, §1º, inciso I, da CF, o qual dispõe sobre a responsabilidade do Poder Público em garantir a preservação e a restauração dos processos ecológicos, bem como em assegurar a gestão adequada dos ecossistemas. B – Essa responsabilidade está prevista no Artigo 225, §1º, inciso II, da CF, que ressalta a relevância da supervisão das atividades relacionadas à manipulação genética. C – Essa garantia está prevista no Artigo 225, §1º, inciso VII, da CF, e enfatiza a importância de evitar ações que comprometam o equilíbrio do meio ambiente e resultem em sofrimento desnecessário aos animais.

Questão: 3006277

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Direto da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, esta declara, no Art. 225º, qual direito fundamental?

3006277 C

Essa é a resposta correta, pois possui ligação direta com o Artigo 225 da Constituição Brasileira, que consagra o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental. Esse artigo reconhece que o meio ambiente é um bem de uso comum do povo e indispensável para a qualidade de vida, atribuindo a responsabilidade por sua proteção tanto ao poder público quanto à sociedade. Esse é um assunto central no Direito Ambiental, evidenciando a relevância do equilíbrio ecológico para o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Questão: 2759025

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em uma universidade pública, localizada no Município Alfa , no âmbito do Estado Beta , diversos alunos debateram os contornos da Lei Complementar nº 140/2011, que fixou normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição em qualquer de suas formas e à preservação das florestas, da fauna e da flora. Discutiu-se, ainda, sobre a necessidade de elaboração de um plano diretor, inexistente na localidade. Considerando as disposições da Lei Complementar nº 140/2011, sobre a elaboração do Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais, assinale a afirmativa correta.

2759025 C

Lei Complementar nº 140/2011, Art. 9o São ações administrativas dos Municípios: (…) IX – elaborar o Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais.

Questão: 2678638

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A gestão integrada de resíduos sólidos, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, pode ser definida como:

2678638 A

Lei Federal n. 12.305/10, Art. 3o Para os efeitos desta Lei, entende-se por: (…) XI – gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.