Questão: 1959000

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos processos participativos de gestão pública, julgue o item seguinte. Em segmentos como saúde, assistência social e educação, os conselhos de gestão se transformaram em mecanismos de controle social, planejamento e implementação de políticas públicas.

1959000 A

De acordo com a professora Maria da Glória Gohn (2001), os conselhos são “canais de participação que articulam representantes da população e membros do poder público estatal em práticas que dizem respeito à gestão de bens públicos”. Dessa forma, esses conselhos oferecem à população a oportunidade de acessar espaços de decisão e monitorar a gestão pública. Constituídos por representantes do governo e da sociedade, eles refletem a ampliação da participação social nos ambientes públicos e promovem a accountability vertical, ou seja, o controle social sobre as ações governamentais. Diante disso, podemos concluir que a afirmação analisada está correta. Fonte: GOHN, Maria da Glória. Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica. Cortez Editora, São Paulo, 2001.

Questão: 1909212

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item que se segue, relativos às características básicas das organizações formais. Em organizações altamente centralizadas, os gestores de nível inferior participam ativamente do processo decisório.

1909212 B

Em uma organização centralizada, a responsabilidade pela tomada de decisão é mantida por um pequeno grupo de pessoas no topo da hierarquia. Como resultado, os gestores em níveis inferiores não estão envolvidos de forma ativa no processo de decisão.

Questão: 1903049

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao papel da ouvidoria, ao processo de transparência e à participação da sociedade na gestão de políticas públicas, assinale a opção correta.

1903049 C

A alternativa C está correta, pois reflete o conceito de accountability societal, que corresponde à capacidade da sociedade de exercer controle sobre o governo através de diferentes formas de mobilização, como manifestações e protestos. Esse tipo de accountability representa uma modalidade de controle social, onde a sociedade civil exige transparência e responsabilização do governo, revelando falhas e irregularidades para impulsionar melhorias na gestão pública. Essencialmente, trata-se de uma participação ativa e direta dos cidadãos na fiscalização das ações governamentais.

Questão: 1894896

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando a trajetória da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A reforma gerencial de 1995 buscou estabelecer parâmetros de eficiência nas organizações públicas, já que as disfunções burocráticas já se encontravam superadas à época.

1894896 B

A questão em análise está incorreta, pois as disfunções da burocracia começaram a ser corrigidas com a introdução do novo modelo gerencial de administração. Além disso, essas disfunções persistem até hoje, e muitos dos problemas burocráticos ainda não foram completamente superados.

Questão: 1894893

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando a trajetória da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A administração governamental empreendedora, que se inseria no escopo de ações da reforma gerencial de 1995, visava estabelecer dinâmicas concorrenciais em organizações governamentais e, também, junto a organizações privadas do mercado.

1894893 A

A questão em análise nos leva a refletir sobre as características do empreendedorismo governamental, desenvolvida com base nos estudos dos americanos David Osborne e Ted Gaebler, especialmente em sua obra *Reinventando o Governo* (1994). Este trabalho se tornou um marco na administração pública dos Estados Unidos e promoveu uma cultura de excelência nos serviços públicos.

Com isso, a Reforma da Administração Pública brasileira, ocorrida em meados dos anos 90, foi amplamente influenciada por essa nova cultura de gestão, incentivando a transição de um modelo burocrático para um modelo gerencial. De acordo com Paludo, 2013 (apud Osborne e Gaebler, 1994), os princípios que orientam esse empreendedorismo na Administração Pública incluem: – Governo Competitivo – promotor da competição na prestação de serviços com a finalidade de aumentar a eficiência; Governo Orientado para o Mercado – governo introdutor de mudanças através do mercado. FONTE: PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.