Questão: 1803649

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca dos princípios e das abordagens da administração clássica à administração contingencial e dos assuntos referentes a processo de planejamento, julgue o item subsequente. A criação de cadeias de comando, de descentralização de atividades e de assessoramento técnico são funções administrativas originárias da abordagem contingencial em razão do crescimento das organizações e do aumento da competitividade.

1803649 B

O item apresentado está incorreto. As funções administrativas mencionadas, como a criação de cadeias de comando, a descentralização de atividades e o assessoramento técnico, estão mais ligadas à abordagem clássica da administração, especialmente à administração científica e à teoria da burocracia de Max Weber.

A abordagem contingencial, por sua vez, ressalta que não existe uma única forma de gerenciar uma organização, sendo que as melhores práticas de gestão dependem das circunstâncias específicas, como o ambiente externo e as características da própria organização. Portanto, a afirmação de que a criação de cadeias de comando e a descentralização são funções originárias da abordagem contingencial é um equívoco.

Questão: 1742709

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito da ética no serviço público, da administração pública federal bem como dos servidores públicos federais e seus direitos e deveres, julgue o item que se segue. A estratégia, que consiste em um mecanismo para o exercício da governança pública, compreende a definição de diretrizes, objetivos, planos e ações, para que os serviços de responsabilidade da organização alcancem o resultado pretendido.

1742709 A

Decreto 9.203/2017. “Art. 5º São mecanismos para o exercício da governança pública:

(…)

II – estratégia, que compreende a definição de diretrizes, objetivos, planos e ações, além de critérios de priorização e alinhamento entre organizações e partes interessadas, para que os serviços e produtos de responsabilidade da organização alcancem o resultado pretendido; e”

Questão: 1701351

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Qualidade é o grau em que um produto ou serviço específico está de acordo com o projeto ou a especificação. A gestão da qualidade compreende a atividade desenvolvida para dirigir e controlar uma empresa com o objetivo de melhorar os produtos/serviços oferecidos buscando garantir a satisfação das necessidades dos clientes em particular e da sociedade como um todo. A Fundação Nacional da Qualidade criou um Modelo de Excelência de Gestão calcado em um conjunto de conceitos principais (ou fundamentais), dos quais se destaca o seguinte: “Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.” O conceito ou fundamento acima corresponde a(à):

1701351 C

Para resolver a questão em análise, é fundamental ter conhecimento sobre o Modelo de Excelência em Gestão (MEG).

Assim, apresentamos uma breve explicação sobre o tema.

O MEG representa um sistema gerencial que abrange fundamentos e critérios que orientam a adoção de práticas de gestão em organizações públicas e privadas. O objetivo é introduzir padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e promover a excelência na gestão das organizações brasileiras.

Os fundamentos da excelência são:

Pensamento sistêmico: A necessidade de que todos os colaboradores compreendam que todas as atividades da organização estão interconectadas e dependem umas das outras.

Aprendizado organizacional e inovação: A competitividade no mercado é alcançada quando a organização, seus colaboradores e redes buscam continuamente novos níveis de competência por meio de um ciclo de aprendizado.

Liderança transformadora: Refere-se à atuação dos líderes de maneira ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência.

Compromisso com as partes interessadas: É essencial entender as necessidades e demandas das partes interessadas, especialmente dos clientes, e estabelecer pactos que interliguem essas demandas com as estratégias e processos da organização, considerando prazos de curto e longo prazo.

Adaptabilidade: A organização deve ter flexibilidade e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças.

Desenvolvimento sustentável: Refere-se ao compromisso da organização em considerar os impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, contribuindo para a melhoria das condições de vida.

Orientação por processos: Enfatiza a importância da gestão dos processos, que devem ser gerenciados com foco na eficiência e eficácia, utilizando dados e informações para agregar valor às organizações e às partes interessadas.

Geração de valor: Os esforços devem estar direcionados para alcançar resultados econômicos, sociais e ambientais, além de resultados dos processos que suportem esses objetivos, sempre atendendo às necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas.

Valorização das pessoas: Implica estabelecer relações que permitam que os indivíduos se realizem tanto profissional quanto humanamente, aumentando assim seu desempenho.

Desenvolvimento de parcerias: Refere-se à realização de atividades em colaboração com outras instituições, aproveitando as competências de cada uma.

Responsabilidade social: Envolve a atuação da organização de maneira ética e transparente, focada no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Diante do exposto, a alternativa correta é a letra C, pois a questão faz referência ao seguinte texto: “Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade…”. Essa afirmação está alinhada com o fundamento da responsabilidade social.

Segundo Paludo (2013), a responsabilidade social é o meio utilizado para preservar recursos ambientais e culturais para as futuras gerações, ocorrendo por meio do respeito à diversidade e da redução das desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que se mantém uma relação ética e transparente com todos os públicos com os quais a organização interage.

Questão: 1695541

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O intraempreendedorismo acontece quando um colaborador pratica o empreendedorismo dentro de uma organização já existente. Nesse sentido, o intraempreendedorismo é motivado por fatores como

1695541 A

Indivíduos que impulsionam transformações dentro da empresa e geram contextos inovadores são os profissionais que promovem mudanças no negócio. Nesse sentido, não é a empresa que se torna intraempreendedora, mas sim os colaboradores. Isso ocorre quando eles apresentam certas características, intrínsecas a suas personalidades, que refletem intenções empreendedoras.

Questão: 1679155

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Na excelência da gestão pública, a ferramenta da qualidade que compara indicadores de desempenho do processo, analisando com indicadores de outras instituições reconhecidas como líderes do segmento, é a ferramenta denominada:

1679155 C

Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.