Questão: 1061932

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação ao conceito e às características de um projeto, assinale a opção correta.

1061932 D

A. Incorreta. Projetos são, por definição, temporários e únicos. Eles possuem um início e um fim claramente definidos, com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Atividades contínuas e repetitivas caracterizam processos operacionais, não projetos. A natureza temporária e não recorrente é o que distingue um projeto.

B. Incorreta. Embora muitos projetos tenham objetivos que podem ser medidos quantitativamente (como prazos e orçamentos), os objetivos de um projeto podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. O essencial é que esses objetivos sejam claros, específicos e mensuráveis de alguma forma, e não necessariamente apenas de natureza quantitativa.

C. Incorreta. Apesar de esta alternativa descrever algumas características de um projeto, ela é incompleta. Segundo a definição clássica do PMBOK, um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” Os projetos não se limitam a resolver um problema; eles buscam atingir um objetivo ou criar um produto ou serviço singular.

D. Corretta. Esta opção está alinhada com os conceitos modernos de gerenciamento de projetos. Um projeto é planejado e executado para fornecer um produto, serviço ou resultado singular, conhecido como entregável. A singularidade do entregável é uma característica central que diferencia projetos de atividades rotineiras ou operacionais.

E. Incorreta. Embora os projetos tenham início e fim definidos, eles nem sempre terminam ao atingir os objetivos inicialmente estabelecidos. Diversos fatores, como mudanças de escopo, decisões estratégicas ou falta de viabilidade, podem levar ao encerramento de um projeto. Assim, um projeto pode ser concluído mesmo sem ter alcançado todos os seus objetivos iniciais.

Questão: 1008613

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O modelo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ adaptado à Administração Pública fomenta a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de melhorar o desempenho e a qualidade da gestão pública, buscando ampliar a eficiência, efetividade e eficácia dos serviços prestados. Nesse sentido, apresenta determinados balizamentos que permitem às organizações avaliar seu estágio de maturidade em excelência, denominados

1008613 D

Para resolver a questão em análise, é fundamental ter conhecimento sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), com ênfase nos critérios desse modelo.

Contextualização
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi criada em 1991 com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos nacionais, visando aumentar sua competitividade em um mercado cada vez mais aberto e repleto de produtos importados, especialmente após a liberalização promovida pelo presidente Fernando Collor.

Como resultado, a FNQ desenvolveu o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Segundo Paludo (2013), esse modelo “consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão”. Os critérios do modelo permitem que as organizações avaliem se estão alcançando a excelência ou caminhando nessa direção. Esses critérios incluem: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Diante disso, vamos analisar cada item:

A) Errado. Forças, fraquezas, desafios e oportunidades não são critérios do modelo de excelência; eles estão relacionados ao planejamento estratégico.

B) Errado. O fundamento do modelo de excelência não é o responsável pela mensuração; além disso, estratégias e planos são critérios, não fundamentos.

C) Errado. A missão, visão e valores da organização não são critérios do modelo de excelência, mas estão mais vinculados ao planejamento estratégico.

D) Certa. Os critérios são utilizados para avaliar o estágio de maturidade em excelência, e “liderança” e “processos” são dois critérios do modelo.

E) Errado. Os indicadores de resultados, que fazem parte do planejamento estratégico, não constituem um critério do modelo. Contudo, existe o critério “resultados”, que avalia o desempenho da organização de maneira ampla, conforme mencionado por Paludo (2013). Esse critério abrange resultados econômico-financeiros e outros relacionados a clientes, mercados, sociedade, pessoas, processos principais e de apoio, bem como ao relacionamento com fornecedores (Paludo, 2013, p. 184).

Questão: 1153703

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente. A identificação da razão de existir e os valores são fatores dispensáveis na etapa de definição dos objetivos da gestão por competências.

1153703 B

Na verdade, a identificação da razão de existir e os valores são fatores INdispensáveis na etapa de definição dos objetivos da gestão por competências.

Questão: 1142541

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de gestão de projetos e solução de problemas, julgue o próximo item. A tomada de decisão faz parte do papel da liderança, por isso um líder deve trabalhar na busca da certeza e do consenso, para minimizar a tensão que é inerente ao processo decisório.

1142541 B

A tomada de decisão é, de fato, uma função essencial da liderança. Contudo, a maneira como esse processo é conduzido pode variar conforme o estilo de liderança e o contexto em que se encontra. Assim, o consenso nem sempre é garantido. Além disso, devido à racionalidade limitada dos seres humanos, as decisões são tomadas em um ambiente que é, por sua natureza, incerto. Não há garantias no processo decisório.

Na administração, os termos “certeza” e “consenso” não devem ser vistos como verdades absolutas.

Questão: 1142526

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada. A reforma gerencial ocorrida na administração pública a partir de 1995 possibilitou a seleção de servidores com alta qualidade profissional, favorecendo a busca pela eficiência do Estado.

1142526 A

Na realidade, os processos seletivos para o ingresso no serviço público são fruto do modelo burocrático. No entanto, o modelo gerencial trouxe uma demanda maior por qualificação dos servidores, incluindo cursos de aprimoramento e capacitação. De modo geral, a seleção deve ocorrer por meio de concursos públicos, seja por provas ou por provas e títulos, conforme a regra. Infelizmente, ainda há um número significativo de cargos comissionados em todos os níveis da administração pública e nas esferas de governo, o que gera um grande impacto financeiro para os cofres públicos.