Questão: 1038493

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito de gestão organizacional, julgue o seguinte item. Eficiência corresponde ao atingimento dos resultados esperados.

1038493 B

Incorreto. A eficiência se refere ao uso dos recursos com o objetivo de alcançar resultados, enfatizando a otimização e a redução de desperdícios. Em contrapartida, a eficácia está relacionada à habilidade de alcançar os resultados desejados. Dessa forma, enquanto a eficiência se concentra na utilização correta dos recursos, a eficácia se preocupa com os resultados alcançados, destacando que esses dois conceitos são diferentes, mas se complementam na gestão organizacional.

Questão: 1038483

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item a seguir, referentes a abordagens da administração e a aspectos das gestões pública e privada. Segundo a abordagem sistêmica da administração, as organizações funcionam de forma estanque e isolada.

1038483 B

O item está errado. A abordagem sistêmica da administração reconhece que as organizações não funcionam de forma isolada, mas sim como partes integrantes de um sistema mais amplo, interagindo com o ambiente externo e outros sistemas. Essa visão enfatiza a importância das interações entre os diferentes elementos de uma organização e entre a organização e seu contexto externo.

Questão: 970632

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Peter Drucker, teórico neoclássico da administração, afirmou, segundo o artigo original “ These 10 Peter Drucker Quotes May Change Your World ”, da Entrepreneur, que “as reuniões são, por definição, uma concessão a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”. Para a teoria neoclássica, a organização é um sistema social com objetivos claros, cujo alcance ocorre através da racionalidade. A Nova Administração Pública (NAP) caminha ao encontro das ideias de Drucker, no sentido de afirmar que a crise provocada pela burocratização do modelo weberiano coloca a modernização do setor público como necessidade e medida de inteligência organizacional. Enunciado baseado no artigo “ Peter Drucker não é apenas o pai da administração moderna, mas um provocador da cultura empreendedora ”, de André Bartholomeu Fernandes – Jornal do Empreendedor – disponível em https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/10-frases-de-peter-drucker-que-podem-mudar-a-sua-percepcao-demundo/ Sobre as REUNIÕES EFICAZES e seu significado à luz das tendências da nova administração pública, assinale a alternativa CORRETA :

970632 D

a) A principal exigência para que as reuniões sejam eficazes, segundo a nova tendência, seria o registro sistemático de problemas e deliberações. Mas, na verdade, o ideal é simplificar e não complicar com tanta burocracia.

b) Reuniões, segundo Peter Drucker, atrapalhariam a eficiência e a entrega de resultados, e, por isso, seriam eliminadas da administração moderna. Porém, convenhamos, eliminar totalmente as reuniões é impossível. O que rola é simplificar e adaptar, sem deixar a produtividade de lado.

c) Reuniões deveriam ocorrer livremente, sem registro ou controle de tempo, para dar protagonismo e liberdade criativa ao servidor, e claro, incluir um bom “brainstorming”. Mas aí já seria caos total, né? A eficiência iria pelo ralo!

d) As reuniões continuam necessárias, mas dependem de disciplina, maturidade organizacional, perfil de liderança e da complexidade da tarefa. Cabe ao líder decidir o quando, onde e por quanto tempo. E claro, pode rolar de várias formas, tipo videoconferência. [Essa tá ok total!]

e) Reuniões devem ser planejadas com uma agenda anual fixa, decidida pela chefia, que determina tudo sobre quando e onde vão rolar. Mas, convenhamos, o ideal é flexibilizar e não prender tudo à hierarquia. O foco tem que ser no resultado, não no controle excessivo.

Questão: 942005

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito de administração, julgue o próximo item. A adoção de estratégias de segregação de clientes por faixas de renda é uma diretriz que deve ser seguida na prestação de serviços públicos, porque favorece o alcance da excelência dos serviços prestados.

942005 B

Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada

• O Governo/Administração Pública tem como objetivo maior proporcionar o bem estar à coletividade enquanto a iniciativa privada tem como objetivo primordial o lucro financeiro.

• A Administração Pública deve ser transparente (divulgar objetivos, ações e resultados) e tratar as pessoas/cidadãos com equidade (diferencia apenas casos previstos em lei) na gestão privada a transparência não é obrigatória e as pessoas têm tratamento diferenciado de acordo com os interesses corporativos.

• O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade, a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.

• Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral a administração privada preocupa-se com o seu bem-estar e como resolver os seus problemas.

• A administração pública não pode fazer acepção de pessoas, deve tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em lei. Por outro lado, as organizações privadas utilizam estratégias de segmentação de “mercado”, estabelecendo diferenciais de tratamento para clientes preferenciais.

Questão: 982132

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir. A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados.

982132 A

Anteriormente, a administração burocrática era centrada nos processos, com um controle rigoroso sobre os procedimentos. Essa abordagem resultou em diversas disfunções, como a lentidão na comunicação, a formalização excessiva, a rigidez e a falta de inovação. A reforma gerencial da administração pública, que teve início em 1995, estabeleceu que os sistemas de controle deveriam se focar nos resultados. Isso marcou o início de uma nova configuração administrativa: a gerencial. Esse modelo prioriza os resultados e adota um controle posterior, visando tornar a gestão mais eficiente.