Questão: 893857

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que tange à gestão por competências, julgue o item subsecutivo. A gestão por competências visa aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.

893857 A

A gestão por competências tem como objetivo alinhar as habilidades dos colaboradores com aquelas exigidas para atingir as metas da organização. Essa abordagem enfatiza o desenvolvimento e a aplicação eficiente das capacidades e conhecimentos dos funcionários, assegurando que a empresa possua as competências necessárias para cumprir seus objetivos.

Questão: 893764

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item. Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

893764 A

“Valores Compartilhados: o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros”.

FONTE: Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel, 4° Ed. pág, 156.

Questão: 893491

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais. Nos conceitos administrativos, várias palavras assumem novos significados; dessa forma, eficiência é um termo utilizado para identificar organizações que aperfeiçoam o uso de seus recursos em relação aos meios utilizados para produzir resultados.

893491 A

A eficiência refere-se ao uso racional dos recursos, buscando realizar mais com menos. Já a eficácia está relacionada à capacidade de alcançar metas estabelecidas. Por sua vez, a efetividade diz respeito à conexão entre resultados e objetivos, envolvendo a transformação de uma realidade, a produção de efeitos, o impacto gerado e o nível de satisfação alcançado.

Questão: 883593

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação à gestão de projetos e à governança em organizações públicas, julgue o item subsecutivo. No gerenciamento de serviços públicos, devem-se observar, entre outros elementos de governança, a supervisão, a qual permite garantir que as ações beneficiem a sociedade, e o controle, o qual visa garantir o atingimento dos objetivos estabelecidos.

883593 A

Segundo Bresser-Pereira (1998), “governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas”. Dito de outra forma, Governança pública é o exercício do poder político-administrativo pelo Governo/Administração no gerenciamento e controle da utilização dos recursos (econômicos, sociais, técnicos, infraestrutura etc.) necessários à formulação e implementação de políticas públicas.

”A governança corporativa no setor público, argumenta Timmers (2000, p. 9), deve ser entendida como a proteção ao inter-relacionamento entre a administração, o controle e a supervisão, feita pela organização governamental, pela situação organizacional e pelas autoridades do governo, visando relacionar os objetivos políticos eficaz e eficientemente.

Além disso, deve comunicar publicamente bem como providenciar uma prestação de conta para o benefício da sociedade.

Observa-se, nesse sentido, que a governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos: responsabilidade em atender a sociedade; supervisão; controle; e assistência social.”

Questão: 883581

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue o item a seguir. Excelência é uma medida de desempenho associada à qualidade de um serviço e, no âmbito do serviço público, se refere ao nível máximo de desempenho que se pode alcançar.

883581 A

A assertiva diz respeito ao Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) – 2014.

”O ponto de partida da construção do Modelo de Excelência em Gestão Pública repousa sobre a premissa de que a administração pública tem que ser excelente, conciliando esse imperativo com os princípios que deve obedecer, os conceitos e a linguagem que caracterizam a natureza pública das organizações e que impactam na sua gestão.”