Questão: 622881

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do Projeto. I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar ─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o que se quer que aconteça com o projeto. II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa por etapa, durante todo o tempo demandado por ele. III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade alinhado com o que se pretende desenvolver. IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até seu encerramento. V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que, procurando entender melhor o que se quer fazer, são definidos os grandes passos e o volume de recursos necessários. Indique a quantidade de itens corretos.

622881 E

Todos os itens estão corretos.

Questão: 613535

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de mudança cultural e amplo engajamento dos servidores. O modelo de excelência preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade define fundamentos e critérios de gestão tendo como referência organizações de excelência em nível mundial. Constituem, entre outros, fundamentos desse modelo:

613535 C

Para a resolução da questão em análise, é fundamental ter conhecimento sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), com foco específico nos fundamentos do modelo.

Contextualização
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi criada em 1991 com o objetivo de aumentar a qualidade dos produtos nacionais, permitindo que eles competissem com os produtos importados que, devido à abertura do mercado promovida pelo presidente Fernando Collor, se tornavam cada vez mais numerosos.

Como resultado, a FNQ desenvolveu o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que, segundo Paludo (2013), “consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, visando levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão”.

Os fundamentos do modelo incluem:

Pensamento sistêmico
Atuação em rede
Aprendizado organizacional
Inovação
Agilidade
Liderança transformadora
Olhar para o futuro
Conhecimento sobre clientes e o mercado
Responsabilidade social
Valorização das pessoas e da cultura
Decisões fundamentadas
Orientação por processos
Geração de valor
Análise das Alternativas
A) Errado: Avaliação e remuneração por resultados não são fundamentos do modelo de excelência.

B) Errado: Não é um fundamento do modelo de excelência, mas um critério que examina a gestão e utilização das informações da organização, incluindo informações comparativas pertinentes e a gestão de seus ativos intangíveis.

C) Certo: Inovação e geração de valor são fundamentos do modelo de excelência. A geração de valor refere-se ao alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização por meio do aumento de valores tangíveis e intangíveis, enquanto a inovação envolve a implementação de novas ideias que podem gerar um diferencial competitivo.

D) Errado: Eficiência no uso de recursos e prestação de contas não são fundamentos do modelo de excelência.

E) Errado: Treinamento contínuo e transmissão de conhecimentos não são fundamentos do modelo de excelência.

Gabarito do Professor: Letra C.

Questão: 603117

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da administração pública contemporânea, julgue o item subsecutivo. A gestão pública empreendedora fundamenta-se no aumento da produtividade e do rendimento das empresas públicas, de modo a gerar maior receita para o Estado.

603117 B

Fundamentando de forma consistente (PALUDO, 2013, p.307) =

Gestão Pública Empreendedora

Na iniciativa privada o termo empreendedor remonta ao século XVIII, e é tido como uma pessoa que vê oportunidades; que inicia ou provoca mudanças: “um inovador que impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da reforma ou revolução do padrão de produção” (Schumpeter apud Alessandra Costa et al., 2008). Para Fernando Dolabela (2005), empreendedor “é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.

Do ponto de vista econômico-privado os empreendedores são fundamentais, visto que as “oportunidades” que identificam são, em regra, vinculadas a investimentos que proporcionam algum tipo de retorno econômico-financeiro mais rentável do que os investimentos ou ganhos atuais.

Questão: 603109

     Ano: 2016

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito do processo organizacional, julgue o item a seguir. Na administração pública, os cidadãos elegem os agentes responsáveis pela direção.

603109 B

Segundo Chiavenato (2003), “para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas com uma roupagem atualizada”. (Chiavenato, 2003, p. 166).
Deste modo, para referida teoria, as funções básicas do administrador são: planejamento, a organização, a direção e o controle. Essas funções constituem o chamado processo administrativo.
Com efeito, é importante frisar que a função de direção está relacionada a atuação sobre os recursos humanos da organização e tem como característica: liderança, motivação, comunicação e coordenação.
Nesta esteira, é importante notar que a eleição de representantes é feita de forma parcial e aos escolhidos pelos cidadãos para exercer cargos políticos é dado implicitamente o direito de escolha de outros agentes, que também serão responsáveis pela função de direção.
Portanto, vários agentes responsáveis pela função de direção, tais como: ministros, presidentes de empresas públicas, diretores e outros tantos que possuem papel de direção dentro das organizações públicas não são escolhidos pelo voto do cidadão, invalidando com isso a questão.

Questão: 792465

     Ano: 2017

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Os conselhos de gestão responsáveis por estabelecer as diretrizes para as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação são conhecidos como

792465 D

Os conselhos de gestão podem ser:

– Fiscalizador: conselhos que supervisionam as contas públicas e emitem relatórios conclusivos.

– Deliberativo: conselhos que exercem funções decisórias relacionadas às políticas públicas.

– Consultivo: conselhos que têm a tarefa de avaliar questões que são apresentadas a eles.

– Normativo: estabelecem normas e diretrizes para as políticas públicas.

– Propositivo: conselhos que sugerem ações ao Poder Executivo.