Questão: 561568

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com base nos processos de planejamento, julgue o item que se segue. A participação de todos os atores envolvidos no cotidiano organizacional nos processos decisórios garante um processo de planejamento baseado em critérios coletivos.

561568 A

A opção está correta, pois expressa a noção de que a gestão participativa no planejamento estratégico ajuda a elaborar planos que são mais realistas, coerentes e eficazes, uma vez que incorpora o conhecimento e a experiência dos integrantes da organização.

Questão: 560998

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue o item subsequente. A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações sociais, o que torna sua utilização inconsistente com metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard , que requer indicadores mais objetivos.

560998 B

Indicadores sociais são métricas, muitas vezes estatísticas, utilizadas para quantificar conceitos sociais abstratos e fornecer informações sobre aspectos específicos da realidade social, com o objetivo de pesquisa ou para a formulação, acompanhamento e avaliação de programas e políticas públicas. Esses indicadores são objetivos e não se baseiam em subjetividades.

Por outro lado, o Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido para superar a tendência das empresas de se concentrarem apenas no passado ao avaliar indicadores. Segundo Kaplan e Norton (1997), o BSC transforma a visão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de métricas de desempenho, que serve como a base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Questão: 560743

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação à gestão estratégica, julgue o item seguinte. O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais.

560743 A

Segundo Chiavenato, esses são os Estágios do Planejamento Estratégico:

• Formulação dos Objetivos

• Análise Externa

• Análise Interna

• Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada

• Desenvolvimento de planos táticos e dos planos operacionais (operacionalização da estratégia)

Questão: 558620

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item. Com a adoção da gestão por competências, torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores.

558620 B

Ao afirmar que com a adoção da gestão por competências torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores, a questão está incorreta por que: Reavaliação de Processos: A gestão por competências exige uma reavaliação contínua dos processos organizacionais. É fundamental ajustar e alinhar esses processos para garantir que as competências individuais e coletivas sejam efetivamente aproveitadas. Sem essa reavaliação, a gestão por competências não poderá alcançar seu objetivo de alinhar as capacidades dos colaboradores com as necessidades estratégicas da organização.

Formas de Administração: Para que a gestão por competências seja eficaz, também é necessário revisar as formas de administração e gestão de pessoas. Isso pode incluir mudanças nas práticas de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliações de desempenho, e até mesmo na estrutura organizacional. A reavaliação dessas áreas é crucial para garantir que a gestão por competências esteja verdadeiramente integrada na cultura organizacional.

Questão: 557713

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação a organizações e seus conceitos, julgue o item subsequente. Ao se analisarem os motivos para o desenvolvimento de estruturas hierárquicas, fatores ligados a dificuldades de estímulo e de coordenação são elementos decisivos no surgimento e no desenvolvimento da hierarquia.

557713 A

A estrutura hierárquica é um modelo organizacional que se fundamenta exclusivamente em critérios de hierarquia. Esse tipo de estrutura tende a ser eficaz apenas em organizações menores, que utilizam mão de obra com baixa qualificação e não exigem especialização. Entre as principais vantagens dessa estrutura, destaca-se a simplicidade, que facilita a coordenação e o controle das atividades, além de permitir uma tomada de decisão mais ágil. No entanto, suas desvantagens incluem a limitação da especialização dos funcionários e a tendência de concentrar excessivamente a autoridade no topo da hierarquia.