Questão: 3129260

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Lorena, proprietária de um automóvel marca X, vende seu carro para Marcelo pelo valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), por meio de um contrato, com cláusula especial de preempção. Três meses depois, sem notificar Lorena, Marcelo vende o mesmo veículo para Pedro, pelo valor de R$ 30.000.00 (trinta mil reais). Diante da situação hipotética, é correto afirmar que

3129260 D

A questão em exame trata dos contratos que contêm cláusula de preempção, também conhecida como direito de preferência. Esse direito contratual impõe ao vendedor a obrigação de primeiro oferecer o bem ao beneficiário da preempção antes de negociá-lo com terceiros. A alternativa D está correta porque Marcelo, ao vender o carro para Pedro sem respeitar a cláusula de preferência, cometeu um erro. Caso Pedro tenha agido de má-fé, ou seja, ciente do direito de preferência e, mesmo assim, efetivado a compra, ele será considerado responsável solidário. Essa responsabilidade compartilhada é aplicável nos casos em que há má-fé nos contratos.

Questão: 3127035

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Reinaldo, proprietário de diversos imóveis na cidade de Aparecida, resolveu doar um dos seus imóveis para Gabriela, sua amiga de longa data. Transferida a propriedade mediante registro na matrícula do imóvel para Gabriela, ela decidiu vender o imóvel para Luísa, sua prima. Nesse meio tempo, antes da consumação da venda do imóvel a Luísa, em razão de desentendimentos no trabalho, Gabriela injuriou gravemente Alexandre, filho adotivo de Reinaldo. Este, após já concluída a venda do imóvel por Gabriela à Luísa, ajuizou ação judicial contra aquela, pleiteando a revogação da doação por ingratidão. Diante da situação hipotética, é correto afirmar que

3127035 D

CC, Art. 563. A revogação por ingratidão não prejudica os direitos adquiridos por terceiros, nem obriga o donatário a restituir os frutos percebidos antes da citação válida; mas sujeita-o a pagar os posteriores, e, quando não possa restituir em espécie as coisas doadas, a indenizá-la pelo meio termo do seu valor.

Questão: 3115098

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Caio, após tomar posse no cargo de analista no Tribunal de Justiça do Estado Alfa, constatou a importância prática da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, em razão de uma atuação legislativa pujante, dando azo à criação de um número elevado de novas leis todos os anos. Nesse cenário, considerando as disposições da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma . Assinale-a.

3115098 C

Essa alternativa está equivocada. De acordo com o artigo 2º, §3º da LINDB, “Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência”. Dessa forma, a norma anteriormente revogada não volta a ter validade de forma automática, tornando essa opção incorreta e a exceção que deve ser identificada na questão.

Questão: 3113954

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A empreiteira Construções Felizes S.A. celebrou contrato com a sociedade empresarial Instalações de Ar Puro e Frio Ltda. para o fornecimento e instalação de um complexo sistema de ar condicionado em um empreendimento imobiliário de alto padrão no bairro Belvedere, em Cuiabá, Mato Grosso. O contrato previa a execução dos serviços em seis etapas, com pagamento ao final de cada etapa concluída, para garantir o fluxo contínuo da obra. Após a conclusão da segunda etapa, a empreiteira, alegando dificuldades financeiras temporárias, deixou de efetuar o pagamento correspondente, comprometendo a continuidade do serviço. Em razão disso, a empresa Instalações de Ar Puro e Frio Ltda. notificou a suspensão dos serviços até a regularização do pagamento. A empreiteira, por sua vez, contestou a interrupção, argumentando que a situação financeira justificava o atraso e que a suspensão prejudicaria gravemente o andamento do projeto, configurando, segundo ela, abuso de direito por parte da fornecedora. Diante da situação hipotética e com base no Código Civil, assinale a afirmativa correta.

3113954 E

CC, Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.

Art. 477. Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la.

Questão: 3113279

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

À luz da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, do Código Civil e da jurisprudência dos tribunais superiores, julgue o item que se segue. Havendo anterioridade do crédito e comprovação do prejuízo ao credor, prescinde-se, para configuração da fraude contra credores, do conhecimento, pelo terceiro, do estado de insolvência do devedor.

3113279 B

AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. FRAUDE CONTRA CREDORES. COMPROVAÇÃO. PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS EXIGIDOS. AGRAVO PARCIALMENTE PROVIDO.

1. A ocorrência de fraude contra credores demanda a anterioridade do crédito, a comprovação de prejuízo ao credor (eventus damni), que o ato jurídico praticado tenha levado o devedor à insolvência e o conhecimento, pelo terceiro adquirente, do estado de insolvência do devedor (scientia fraudis).

2. Agravo interno parcialmente provido.

STJ. 4ª Turma. AgInt no RECURSO ESPECIAL No 1.294.462 – GO, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado em 20/09/2018