Questão: 2388797

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

São requisitos para a aquisição da propriedade de bem imóvel na modalidade usucapião ordinária

2388797 B

CC, Art. 1.242. Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos.

Parágrafo único. Será de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.

Questão: 2388796

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da classificação da posse, assinale a opção correta.

2388796 D

De acordo com a legislação brasileira, a posse é considerada nova quando não ultrapassa um ano e um dia, enquanto a posse velha é aquela que excede esse período. Essa distinção é fundamental para a tutela possessória, especialmente nas ações possessórias, em que a necessidade de proteção imediata é mais evidente na posse nova.

Questão: 2387830

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em decorrência de um acidente de veículos, a empresa proprietária do caminhão causador do dano fez acordo com a dona do carro sinistro, pagando-lhe o total de R$ 3 mil, restando registrado no respectivo Termo de Transação Extrajudicial que a proprietária do veículo atingido no acidente dava quitação à empresa, de forma plena e irrevogável, por todos os danos materiais por ela sofridos no acidente supramencionado, nada mais podendo ser pleiteado judicial ou extrajudicialmente. A seguradora contratada pela proprietária do carro sinistrado, entretanto, ao regular o sinistro, indenizou a cliente em R$ 6 mil, conforme a regulação dos danos, e pretende receber a diferença, em regresso, propondo ação em face da empresa titular do veículo que causou o dano ao carro de sua cliente. Nesse caso, conclui-se que a indenização

2387830 E

A opção E está correta, pois, ao realizar o pagamento da indenização ao segurado, a seguradora se sub-roga nos direitos deste. Isso significa que a seguradora tem o direito de buscar o ressarcimento do valor desembolsado junto ao responsável pelo dano, ainda que a vítima tenha concedido quitação. A quitação dada pelo lesado não impede a seguradora de ingressar com ação de regresso, uma vez que esse direito é autônomo e decorre da sub-rogação prevista no Código Civil.

Questão: 2387828

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Conforme a Lei Civil, toda pessoa natural é dotada de personalidade jurídica. Todas as pessoas, ao nascerem com vida, adquirem a referida personalidade, e, consequentemente, quando ocorre o óbito, a personalidade jurídica é extinta. Com relação ao nascituro, entretanto, verifica-se que ele tem

2387828 C

CC, Art. 2 o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Questão: 2387725

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No regular exercício de suas atribuições, certa autoridade administrativa competente proferiu decisão administrativa que, mediante motivação clara, explícita e congruente, estabeleceu nova interpretação acerca de um conceito jurídico indeterminado, impondo, por conseguinte, novo dever aos administrados, de forma distinta de prática que vinha, até então, sendo reiteradamente adotada pela Administração Pública, que era de amplo conhecimento público. Diante dessa situação hipotética, à luz das normas sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público, na forma do Decreto-Lei nº 4.657/1942 (LINDB), é correto afirmar que a mencionada decisão:

2387725 E

LINDB, Art. 24. A revisão, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, quanto à validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa cuja produção já se houver completado levará em conta as orientações gerais da época, sendo vedado que, com base em mudança posterior de orientação geral, se declarem inválidas situações plenamente constituídas.