Questão: 2225685

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A responsabilidade civil dos pais pelos atos praticados pelos filhos menores:

2225685 B

Conforme o artigo 932, inciso I, do Código Civil, os pais têm a obrigação de reparar os danos causados por seus filhos menores que estejam sob sua autoridade e convivência. Essa responsabilidade é de natureza objetiva, ou seja, não há necessidade de demonstrar culpa por parte dos pais para que a obrigação de indenizar seja imposta.

Questão: 2225684

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação à cláusula de venda com reserva de domínio, é correto afirmar que:

2225684 D

CC, Art. 521. Na venda de coisa móvel, pode o vendedor reservar para si a propriedade, até que o preço esteja integralmente pago.

Questão: 2225678

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A reconstrução do telhado do prédio onde está instalada uma escola, que foi danificado por um temporal, é considerada como:

2225678 A

Benfeitorias necessárias são aquelas realizadas com o propósito de manter a conservação do bem ou impedir sua deterioração. Um exemplo disso é a reconstrução do telhado de uma escola, pois essa intervenção é fundamental para preservar a edificação e evitar danos estruturais. Essa situação se enquadra precisamente na definição legal de benfeitorias necessárias.

Questão: 2224548

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Adamastor mantinha seguro de vida há muitos anos com a instituição JKL. No final de sua vigência, decide substituí-lo por outro mais barato. Todavia, como estava muito atarefado, esquece de comunicar que contratara outra apólice à antiga seguradora que, então, procede à renovação automática. Meses depois, ao notar que estava pagando a ambas, liga para a seguradora JKL para requerer o cancelamento e a devolução dos valores pagos, até porque não sofreu qualquer sinistro durante todo esse tempo. A seguradora se recusa à repetição dos valores. Nesse caso, a renovação automática e a recusa à devolução das parcelas do prêmio justificam-se em duas características do contrato de seguro. São elas, respectivamente:

2224548 D

Contrato Aleatório: caracteriza-se quando a obrigação de uma ou ambas as partes está condicionada a um evento incerto, ou seja, a uma alea. Um exemplo clássico é o contrato de seguro, no qual a exigência da prestação por parte do segurador depende da ocorrência de um evento futuro e incerto (sinistro), que pode ou não acontecer. Além disso, a legislação estabelece que, de modo geral, os contratos de seguro e planos de saúde possuem renovação automática, motivo pelo qual são classificados como cativos.

Questão: 2219072

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A partir do que dispõe o Código Civil, julgue o item. Na falta de tutor nomeado pelos pais e de ascendentes, incumbe a tutela aos parentes consanguíneos do menor, incluindo-se os colaterais até o terceiro grau e preferindo-se os mais próximos aos mais remotos e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moços.

2219072 A

CC, Art. 1.731. Em falta de tutor nomeado pelos pais incumbe a tutela aos parentes consangüíneos do menor, por esta ordem:

I – aos ascendentes, preferindo o de grau mais próximo ao mais remoto;

II – aos colaterais até o terceiro grau, preferindo os mais próximos aos mais remotos, e, no mesmo grau, os mais velhos aos mais moços; em qualquer dos casos, o juiz escolherá entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefício do menor