Questão: 1974554

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Maria Clara, recém-empossada como juíza de direito, recebeu para análise uma ação de divórcio com pedido de partilha de bens de Roque e Elisa, que viveram mais de cinquenta anos juntos, sob o regime da comunhão universal de bens. Na constância do casamento, Roque comprou duas casas; Elisa herdou, com cláusula de incomunicabilidade, uma fazenda de macieiras, que desde que passou à sua administração, vem tendo alta produção de maçãs, todas colhidas durante o casamento; e Roque recebeu a doação de três cavalos. Maria Clara deverá considerar comuns somente os seguintes bens:

1974554 B

As casas: Por terem sido adquiridas durante o casamento, são bens comuns.
A fazenda: Elisa recebeu a fazenda por herança com cláusula de incomunicabilidade, portanto, não se trata de um bem comum.
As maçãs: Provenientes da produção da fazenda durante o casamento, elas são classificadas como bens comuns, de acordo com o artigo 1.660, inciso V, do Código Civil, que estabelece que os frutos dos bens particulares recebidos durante o casamento são bens comuns.
Os cavalos: Embora Roque tenha recebido os cavalos por doação, como não há cláusula de incomunicabilidade, eles são considerados bens comuns.

Questão: 1973341

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item a seguir, relativo à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, à pessoa natural e aos direitos da personalidade. O conflito entre lei especial anterior e lei geral posterior é classificado pela doutrina como antinomia aparente de segundo grau, sendo solucionado pela aplicação da norma especial.

1973341 A

A questão trata do conflito entre uma norma especial mais antiga e uma norma geral posterior, caracterizando uma antinomia aparente de segundo grau.

Conforme a doutrina, a forma de solucionar esse tipo de conflito baseia-se no critério da especialidade. Isso implica que a norma especial deve prevalecer sobre a norma geral, ainda que esta tenha sido editada posteriormente. Esse princípio está implícito nas regras gerais de interpretação jurídica.

Questão: 1971709

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O Título I do Livro V do Código Civil de 2002 disciplinou, na sucessão em geral, o direito de representação. Considerando os critérios legislativos, assinale a alternativa CORRETA :

1971709 D

CC, Art. 1.853. Na linha transversal, somente se dá o direito de representação em favor dos filhos de irmãos do falecido, quando com irmãos deste concorrerem.

Questão: 1969746

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com o Código Civil, o termo inicial do negócio jurídico

1969746 D

CC, Art. 131. O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito.

Questão: 1968294

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com o Código Civil, em pacto antenupcial que adotar o regime de participação final nos aquestos,

1968294 A

A alternativa A está correta, pois, conforme estabelecido no Código Civil, é possível, por meio de pacto antenupcial, acordar a livre disposição dos bens imóveis, desde que estes sejam particulares.