Questão: 1964357

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com as disposições da legislação civil em vigência acerca de negócios jurídicos, assinale a opção correta.

1964357 E

CC, Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio.

Questão: 1964214

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca das características da jurisdição, julgue o seguinte item. Dado o dever indeclinável de julgar, o magistrado, em face da inexistência de expressa disposição legal, deve “dizer o direito”, utilizando-se de analogia, costumes e princípios gerais do direito.

1964214 A

Essa diretriz tem base no artigo 4º da LINDB, o qual determina que, na falta de uma norma específica, o juiz deve utilizar a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito para embasar sua decisão.

Questão: 1964210

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No tocante ao conflito das leis no tempo e sua eficácia no espaço, julgue o item a seguir. Ao aplicar, em território nacional, dispositivos de lei estrangeira, o juiz deve fazer uma interpretação sistemática e considerar possíveis remissões feitas a outras leis.

1964210 B

A LINDB determina que, ao se aplicar o direito estrangeiro, é necessário considerar a forma como ele é interpretado e utilizado em seu país de origem. No entanto, não há obrigatoriedade de seguir remissões a outras legislações estrangeiras, salvo se essa referência fizer parte da norma específica em questão.

Conforme estabelece o artigo 17 da LINDB: “As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade, não terão eficácia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes.” Isso evidencia a necessidade de cautela e contextualização na aplicação de normas estrangeiras no ordenamento jurídico brasileiro.

Questão: 1961064

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em 2018 a Lei nº 13.777/2018 incluiu no Código Civil disposições sobre a Multipropriedade (ou time-sharing). Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição de Multipropriedade.

1961064 A

A multipropriedade, também conhecida como time-sharing, trata-se de um modelo de condomínio no qual cada proprietário detém uma fração de tempo sobre o imóvel. Dessa maneira, cada um possui o direito de uso e fruição exclusiva da propriedade durante um período previamente determinado. Esse sistema é amplamente adotado em imóveis voltados para lazer, como apartamentos localizados em áreas turísticas.

Questão: 1961063

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação ao negócio jurídico e seus vícios e defeitos, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição de coação.

1961063 B

CC, Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens. A opção B conceitua coação como a “pressão física ou moral exercida sobre o negociante, visando obrigá-lo a assumir uma obrigação que não lhe interessa”. Essa definição está em conformidade com a concepção legal de coação, que se caracteriza pelo uso de intimidação para comprometer a livre manifestação de vontade de uma pessoa.