Questão: 1923390

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Ao voltar para casa após o trabalho, H, contador, foi surpreendido, ao se deparar com adesivo publicitário colado no lado externo do vidro traseiro de um ônibus, que mostrava uma foto sua tirada em local público, em meio a cenário destacado, onde ele aparecia isoladamente. Tratava-se de peça publicitária, sem conotação ofensiva ou vexaminosa, de uma empresa privada, com o fim de promover a prática de atividade física e, assim, incrementar sua imagem empresarial. H não tinha conhecimento da existência do retrato. Nesse contexto, H poderia ajuizar pedido de reparação de danos?

1923390 B

A opção correta é a B, pois o uso da imagem de H para fins lucrativos, sem a devida autorização, constitui uma violação ao direito de imagem, garantindo a ele o direito de pleitear indenização por danos morais. Esse entendimento está em conformidade com o artigo 20 do Código Civil e com a jurisprudência predominante, a qual não exige a demonstração de prejuízo para a concessão da indenização nesses casos.

Questão: 1922941

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil.

1922941 A

CC, Art. 795. É nula, no seguro de pessoa, qualquer transação para pagamento reduzido do capital segurado.

Questão: 1920642

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O parentesco decorrente de adoção, estabelecido entre o adotante e o adotado, estendido a seus parentes é denominado:

1920642 B

Conforme estabelece o Código Civil Brasileiro em seu artigo 1.593, o parentesco pode ser classificado como natural ou civil, dependendo de sua origem, seja por laços de consanguinidade ou outra forma. No contexto da adoção, o parentesco é enquadrado como civil, uma vez que não existe relação biológica entre adotante e adotado.

Questão: 1914829

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Do relacionamento entre Mateus, servidor público, e Luísa, estudante de medicina, foi gerada Raquel, nascida em 2/9/2015. Mateus iniciou um novo relacionamento e rompeu com Luísa. Em 2021, diante da pouca ajuda financeira recebida do pai, Raquel, representada por sua mãe, ajuizou ação de alimentos na comarca de sua cidade, tendo o juiz fixado, em sentença, pensão alimentícia em um percentual de 35% dos ganhos líquidos do requerido, determinando ainda a sua incidência sobre o terço constitucional das férias e o décimo terceiro salário. Com o trânsito em julgado da decisão, foi deflagrado o cumprimento de sentença com pedido de prisão civil. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

1914829 E

Jurisprudência em Teses do STJ – Edição 65, Tese 06

O atraso de uma só prestação alimentícia, compreendida entre as três últimas atuais devidas, já é hábil a autorizar o pedido de prisão do devedor, nos termos do artigo 528, § 3 do NCPC (art. 733, § 1º CPC/73).

Questão: 1913939

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

“A perda parcial ou integral do bem, via de regra, em virtude de decisão judicial que atribui o uso, a posse, ou a propriedade a outrem, em decorrência de motivo jurídico anterior ao contrato de aquisição, podendo ocorrer, ainda, em virtude de ato administrativo do qual também decorra a privação da coisa”. A alternativa correta que alude ao instituto do direito civil em que se pode fundamentar a referida assertiva, é:

1913939 B

A alternativa correta é B – Evicção, pois descreve exatamente o caso em que o bem é perdido em razão de decisão judicial ou ato administrativo, com base em um fundamento jurídico que antecede o contrato. Esse conceito é essencial para a evicção, que tem como objetivo proteger o adquirente em tais circunstâncias.