Questão: 1189542

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando as regras do Código Civil sobre inadimplemento das obrigações, indique a alternativa INCORRETA.

1189542 C

CC, Art. 398. Nas obrigações provenientes de ato ilícito, considera-se o devedor em mora, desde que o praticou. Portanto, o devedor já está em mora desde o momento do ato ilícito, não sendo necessário esperar a citação para tal.

Questão: 1167188

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Desde a assinatura do compromisso até a homologação da partilha, a administração da herança será exercida pelo inventariante. De acordo com o Código Civil, o herdeiro que sonegar bens da herança, não os descrevendo no inventário quando estejam em seu poder, ou, com o seu conhecimento, no de outrem, ou que os omitir na colação, a que os deva levar, ou que deixar de restituí-los, perderá o direito que sobre eles lhe cabia. Sobre os sonegados na herança, assinale a alternativa incorreta de acordo com o Código Civil:

1167188 C

CC, Art.1.994. A pena de sonegados só se pode requerer e impor em ação movida pelos herdeiros ou pelos credores da herança.

Parágrafo único. A sentença que se proferir na ação de sonegados, movida por qualquer dos herdeiros ou credores, aproveita aos demais interessados.

Questão: 1165659

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Negociar significa discutir com outros com o objetivo de se chegar a um acordo. Assinale a alternativa que apresenta dois tipos de negociação assistida.

1165659 A

Esta opção está correta, pois a mediação e a arbitragem são métodos formais de resolução de disputas assistida por terceiros. Na mediação, um facilitador imparcial auxilia as partes na comunicação, buscando ajudá-las a chegar a um acordo. Já na arbitragem, um árbitro ou tribunal arbitral emite uma decisão final e vinculativa após ouvir as partes envolvidas.

Questão: 1142545

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de obrigação alimentar e de tomada de decisão apoiada, julgue o item subsequente. O ex-cônjuge devedor de alimentos ficará isento da obrigação alimentar constante da sentença de divórcio se contrair novo casamento.

1142545 B

CC, Art. 1.709. O novo casamento do cônjuge devedor não extingue a obrigação constante da sentença de divórcio.

Questão: 1140817

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com base no Código Civil, julgue o item a seguir. Os bens de pessoa que falecer sem deixar testamento serão destinados aos sucessores legítimos, que são, de acordo com a lei, os seus descendentes, ascendentes, cônjuge, companheiro e os colaterais até o quarto grau.

1140817 A

CC, Art. 1.788. Morrendo a pessoa sem testamento, transmite a herança aos herdeiros legítimos; o mesmo ocorrerá quanto aos bens que não forem compreendidos no testamento; e subsiste a sucessão legítima se o testamento caducar, ou for julgado nulo.

CC, Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte:

I – aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens (); ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

II – aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;

III – ao cônjuge sobrevivente;

IV – aos colaterais.

CC, Art. 1.839. Se não houver cônjuge sobrevivente, nas condições estabelecidas no , serão chamados a suceder os colaterais até o quarto grau.