Questão: 998725

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando o instituto da união estável:

998725 B

O artigo 2º do provimento 37/2014 do CNJ estabelece que o registro das sentenças declaratórias de reconhecimento e dissolução, ou extinção, bem como da escritura pública de contrato e distrato relacionados à união estável, deve ser feito no Livro E. Contudo, não há, na legislação, seja no Código Civil ou na Lei de Registros Públicos, qualquer exigência quanto à validade desses documentos. O provimento também permite o registro da extinção da união estável mesmo que o seu início não tenha sido registrado previamente (art. 7º).

Questão: 990425

     Ano: 2018

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Por meio do contrato estimatório

990425 E

CC, Art. 534. Pelo contrato estimatório, o consignante entrega bens móveis ao consignatário, que fica autorizado a vendê-los, pagando àquele o preço ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.

Questão: 990192

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. Nos termos do Código Civil brasileiro, quanto ao mandato, assinale a alternativa correta.

990192 C

CC, Art. 656. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.

Questão: 984270

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Quanto à formação dos contratos, é correto afirmar:

984270 E

CC, Art. 428. Deixa de ser obrigatória a proposta: (…) IV – se, antes dela, ou simultaneamente, chegar ao conhecimento da outra parte a retratação do proponente.

Questão: 973943

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Marta, síndica do Condomínio Portal da Luz, tornou-se conhecida entre os moradores por aplicar multas infundadas e exigir obrigações não previstas em Convenção de Condomínio, tampouco em Regimento Interno. O caso mais emblemático surgiu quando Marta proibiu os moradores de receberem visitantes entre o período de Natal e Ano Novo, sob o pretexto de que haveria muito barulho e poderia, assim, haver reclamações dos moradores das unidades autônomas. Levando em consideração o caso acima e com base no Código Civil brasileiro, assinale a alternativa correta.

973943 C

Diante da situação apresentada na questão e com base no Código Civil, conclui-se que Marta, devido ao não cumprimento das obrigações inerentes ao cargo de síndica, pode ser removida da administração do condomínio. Para isso, é necessário o voto da maioria absoluta dos condôminos reunidos em assembleia extraordinária convocada especificamente para corrigir os abusos cometidos pela síndica.

No caso em análise, Marta impôs exigências não previstas na Convenção de Condomínio nem no Regimento Interno, aplicou multas indevidas e estabeleceu restrições arbitrárias aos moradores. Dessa forma, sua gestão não atendeu adequadamente aos interesses do condomínio, caracterizando abuso de poder. Assim, sua destituição é justificada conforme dispõe o artigo 1.349 do Código Civil.