Questão: 2580933

     Ano: 2024

Banca: IV - UFG

Órgão: Prefeitura de Rio Branco - AC

Prova:    IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Analista Processual |

O recurso de revista, cuja competência para julgamento é do Tribunal Superior do Trabalho, é cabível contra decisões proferidas em grau de recurso ordinário, em dissídio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho,

2580933 C

Para que um recurso de revista seja aceito, é necessário que a decisão impugnada tenha afrontado uma norma federal ou que o tema debatido possua relevância que vá além dos interesses das partes envolvidas, alcançando aspectos mais amplos de natureza econômica, política, social ou jurídica.

A noção de transcendência está relacionada à relevância da matéria tratada, devendo ultrapassar o interesse individual da parte para alcançar a coletividade ou afetar significativamente o ordenamento jurídico. Como exemplo, pode-se citar uma situação que envolva uma nova interpretação de norma trabalhista, a qual pode repercutir economicamente em larga escala ou provocar impacto social considerável — o que justificaria o prosseguimento do recurso.

Esse critério da transcendência tem como objetivo, entre outros, tornar mais eficiente a atuação dos tribunais superiores, permitindo que sua atenção seja voltada para as questões que realmente possuem repercussão além do caso concreto.

Questão: 2578272

     Ano: 2024

Banca: IDESG

Órgão: Câmara de São Gabriel da Palha - ES

Prova:    IDESG - 2024 - Câmara de São Gabriel da Palha - ES - Procurador Jurídico |

No âmbito do Direito do Trabalho, a dinâmica processual comporta diversas nuances, especialmente no que tange à execução de decisões judiciais. A introdução do conceito de prescrição intercorrente pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467, de 2017) introduziu um marco significativo na consolidação das leis do trabalho (CLT), estabelecendo parâmetros claros para a sua aplicação. Este instituto jurídico visa à celeridade e efetividade processual, evitando a perpetuação de litígios no tempo devido à inércia das partes. Considerando o contexto de execução trabalhista, analise as proposições a seguir e identifique aquela que corretamente descreve a aplicação da prescrição intercorrente conforme a CLT:

2578272 D

CLT, Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos.

§1 A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

§2 A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição.

Questão: 2569205

     Ano: 2024

Banca: Instituto Access

Órgão: CEASA-ES

Prova:    Instituto Access - 2024 - CEASA-ES - Advogado |

De acordo com o Direito Processual do Trabalho, assinale a alternativa correta.

2569205 C

CLT, Art. 775. Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento.

Questão: 2567643

     Ano: 2024

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Campinas - SP

Prova:    VUNESP - 2024 - Câmara de Campinas - SP - Procurador |

Nos termos da CLT, o Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

2567643 C

CLT, Art.896-A – O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.
§ 1o São indicadores de transcendência, entre outros: (…) II – política, o desrespeito da instância recorrida à jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

Questão: 2564897

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Mossoró - RN

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Mossoró - RN - Analista de Procuradoria – Especialidade: Direito |

Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contra município do interior do Rio Grande do Norte, tendo sido concedida a tutela provisória na própria sentença, que condenou o reclamado a pagar o valor de 50 salários mínimos, não tendo havido condenação em honorários. Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela pertinentes, julgue o item seguintes com base na legislação trabalhista e na jurisprudência do TST. Nas ações contra a fazenda pública, não são devidos honorários de sucumbência.

2564897 B

CLT, Art. 791-A. Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

§ 1o Os honorários são devidos também nas ações contra a Fazenda Pública e nas ações em que a parte estiver assistida ou substituída pelo sindicato de sua categoria.