Questão: 2258513

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

À luz da Lei n.° 9.784/1999, que trata de processo administrativo, julgue o item. A Administração Pública obedecerá, exclusivamente, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

2258513 B

É incorreto dizer que é exclusivo. Lei n. 9784/99, art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Questão: 2222156

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A indisponibilidade de bens nas ações de improbidade administrativa recairá sobre

2222156 D

Art. 16, §11, da Lei 8.429/92 (LIA):

“Art. 16. Na ação por improbidade administrativa poderá ser formulado, em caráter antecedente ou incidente, pedido de indisponibilidade de bens dos réus, a fim de garantir a integral recomposição do erário ou do acréscimo patrimonial resultante de enriquecimento ilícito.

§ 11. A ordem de indisponibilidade de bens deverá priorizar veículos de via terrestre, bens imóveis, bens móveis em geral, semoventes, navios e aeronaves, ações e quotas de sociedades simples e empresárias, pedras e metais preciosos e, apenas na inexistência desses, o bloqueio de contas bancárias, de forma a garantir a subsistência do acusado e a manutenção da atividade empresária ao longo do processo.”

Questão: 2093259

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que toca à Administração Pública, o controle judicial poderá ser exercido por meio de

2093259 B

Conforme o art. 5º, LXIX, da CF/88, conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Tem-se um mecanismo de controle judicial.

Questão: 1969318

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, a indisponibilidade de bens em ação de improbidade administrativa

1969318 D

Art. 16, §13, da Lei 8.429/92 (LIA): É vedada a decretação de indisponibilidade da quantia de até 40 (quarenta) salários mínimos depositados em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras ou em conta-corrente. §14. É vedada a decretação de indisponibilidade do bem de família do réu, salvo se comprovado que o imóvel seja fruto de vantagem patrimonial indevida, conforme descrito no art. 9º desta Lei.

Questão: 1908784

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito da Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, dos poderes administrativos, dos atos administrativos e do controle e responsabilização da administração, julgue o item subsequente. Se um servidor removido pela administração por interesse público impetrar mandado de segurança visando anular o ato, ter-se-á, nesse caso, um exemplo de ato discricionário, razão por que será defeso o controle pelo Poder Judiciário.

1908784 B

Nessa situação, não se aplica o controle de mérito, uma vez que se trata de um ato discricionário. No entanto, o Poder Judiciário pode realizar o controle de legalidade para verificar a conformidade do ato com a legislação vigente.