Questão: 2462847

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que se refere aos controles externo e interno, julgue o item a seguir. Avaliar o cumprimento de metas previstas no plano plurianual bem como a execução dos programas de governo são funções exclusivas do controle externo.

2462847 B

CF/88 – Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Questão: 2462844

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item a seguir, no que se refere ao conceito, aos tipos e às formas de controle. O conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio do qual se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de poder denomina-se controle na administração pública.

2462844 A

O termo “controle na administração pública” refere-se ao conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos que permitem a fiscalização e revisão da atividade administrativa em todas as esferas de poder.

Esse controle pode abranger diferentes formas de fiscalização, como controle interno, externo e social, com o objetivo de garantir a legalidade, eficiência e transparência na gestão pública.

Questão: 2462140

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

João, secretário municipal de saúde, celebrou, em nome da secretaria, contratação direta por dispensa de licitação, visando adquirir material da única empresa que fornece o respectivo produto na cidade. Após a contratação, um terceiro interessado apresentou recurso ao chefe de João, a fim de impugnar o certame. Diante da presunção de legitimidade, o chefe reputou correta a decisão de João. Com base na situação hipotética precedente, julgue o item seguinte. A secretaria onde João trabalha é órgão público despersonalizado que integra a administração pública direta municipal.

2462140 A

Por ser caracterizada como um ógão público, não possui: personalidade jurídica, patrimônio próprio, capacidade processual (personalidade judiciária).

Criação/extinção de órgão: feito por lei (regra) / Medida Provisória (exceção), desde que seja convertiva.

Obs. decretos podem ser utilizados para a organização interna do órgão, desde que não cause aumento de despesas ou não crie/extingua outros órgãos.

Questão: 2461744

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com fundamento na legislação vigente e na jurisprudência do STF relativas às modalidades de intervenção do Estado na propriedade, à improbidade administrativa, ao processo administrativo disciplinar, aos bens públicos e à responsabilidade civil do Estado, julgue o próximo item. É possível a requisição administrativa, pelo estado do Espírito Santo, de bens e insumos contratados pelo município de Cachoeiro de Itapemirim e destinados à execução do plano local de imunização, na hipótese de decretação de estado de emergência em saúde.

2461744 B

Incorreta. Regra geral, não é possível o instituto da requisição administrativa entre os entes federativos, inclusive no caso de calamidade pública. Exceção: durante a vigência do Estado de Defesa ou Estado de Sítio.

Segundo a jurisprudência do STF, ofende o princípio federativo a requisição de bens e serviços de um ente federativo por outro, o que somente se admitiria à União, de forma excepcional, durante a vigência das medidas excepcionais de estado de defesa (art. 136, § 1º, II, CF/88) e estado de sítio (art. 139, VII, CF/88).

Questão: 2461741

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca de sistemas administrativos, princípios da administração pública, atos administrativos, poderes e deveres da administração pública e formas de prestação dos serviços públicos, julgue o item a seguir com base na legislação vigente, na doutrina majoritária e na jurisprudência do STF. Considera-se permissão de serviço público o ato de delegação de sua prestação, feito pelo poder concedente mediante licitação na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

2461741 B

LEI Nº 8.987, Art. 2 II – concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência ou diálogo competitivo, a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;

obs: a permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.