Questão: 2169620

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca do poder de polícia, assinale a opção correta.

2169620 B

Características do Poder de Polícia

Discricionariedade (certa liberdade de atuação)
Licença para dirigir e concessão de alvará :VINCULADO e DEFINITIVO.
Ou seja, o particular cumpre os requisitos, e a administração pública é obrigada a efetuar, não podendo ser revogada.
Imperatividade (Poder de império)
Coercibilidade (obrigá-lo a cumprir o que foi determinado)
Autoexecutoriedade (possibilidade de imediata e direta execução de certos atos)

Questão: 2166875

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em decorrência da grave crise financeira que vem enfrentando, o Município X está conjecturando alienar obras artísticas de sua propriedade, tombadas, que adornam a sede da respectiva Prefeitura. Em relação a tais bens, é correto afirmar que:

2166875 A

Decreto-Lei nº25/1937. Art. 11. As coisas tombadas, que pertençam à União, aos Estados ou aos Municípios, inalienáveis por natureza, só poderão ser transferidas de uma à outra das referidas entidades.

Questão: 2165576

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca do tombamento e à luz do Decreto-lei n.º 25/1937, assinale a opção correta.

2165576 C

a) Nas manifestações puramente simbólicas (caráter imaterial), para fins de proteção, incide o Registro.
Decreto 3.551/2000. Art. 1º. Fica instituído o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro.

b) Decreto-Lei nº25/1937. Art. 3º Exclúem-se do patrimônio histórico e artístico nacional as obras de orígem estrangeira: (…)

c) Decreto-Lei nº25/1937. Art. 6º. O tombamento de coisa pertencente à pessôa natural ou à pessôa jurídica de direito privado se fará voluntária ou compulsóriamente.

d) Decreto-Lei nº25/1937. Art. 11. As coisas tombadas, que pertençam à União, aos Estados ou aos Municípios, inalienáveis por natureza, só poderão ser transferidas de uma à outra das referidas entidades.

Decreto-Lei nº25/1937. Art. 12. A alienabilidade das obras históricas ou artísticas tombadas, de propriedade de pessôas naturais ou jurídicas de direito privado sofrerá as restrições constantes da presente lei.

Questão: 2164712

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Na defesa do interesse da coletividade, o Estado poderá promover a intervenção na propriedade privada. A modalidade de intervenção que se revela como um ato administrativo unilateral e autoexecutório e que consiste na utilização de bens ou de serviços particulares pela Administração, para atender necessidades coletivas em tempo de guerra ou em caso de perigo público iminente, mediante pagamento de indenização a posteriori , denomina-se

2164712 B

“Art. 5º, XXV, CF. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
Trata-se do instituto da Requisição Administrativa. A Requisição administrativa é uma das formas de intervenção do Estado na propriedade, sendo cabível em casos de iminente perigo público.”

Questão: 2162244

     Ano: 2023

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que diz respeito à competência dos municípios conforme a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, julgue os itens a seguir. I Os municípios poderão instituir órgão policial de segurança pública e de polícia judiciária. II Pode a lei local atribuir às guardas municipais o exercício de poder de polícia de trânsito na esfera de atuação municipal. III Cabe à guarda municipal o patrulhamento de rodovias federais nos trechos que cortem os respectivos municípios. Assinale a opção correta.

2162244 B

Inf. 793, STF

É constitucional a atribuição às guardas municipais do exercício de poder de polícia de trânsito, inclusive para imposição de sanções administrativas legalmente previstas (ex: multas de trânsito).

STF. Plenário. RE 658570/MG, rel. orig. Min. Marco Aurélio, red. p/ o acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 6/8/2015 (repercussão geral)