Questão: 1988890

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos bens públicos, julgue o seguinte item. Em situações específicas, os terrenos de marinha podem ser classificados como bens dominicais, hipótese em que serão suscetíveis de alienação.

1988890 A

Código de Águas. Dec. nº 24.643/1934:
“Art. 1º As águas públicas podem ser de uso comum ou dominicais.”
“Art. 11. São públicos dominicais, se não estiverem destinados ao uso comum, ou por algum título legítimo não pertencerem ao domínio particular;
1º, os terrenos de marinha;”

Art. 101, CC/02. “Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei.”

Questão: 1988888

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos bens públicos, julgue o seguinte item. Um prédio que esteja sendo utilizado para um fim público é considerado um bem desafetado.

1988888 B

Incorreta. Prédio público em uso para fim público, já que em uso pela coletividade é tido como afetado ou consagrado, e pode ser classificado como bem de uso especial.

Questão: 1988876

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. O prazo de validade do concurso público em questão pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

1988876 A

Fábio é pessoa com deficiência, exerce cargo público de professor em universidade pública estadual e pretende prestar concurso público para emprego público de professor em empresa pública federal, porém o edital não prevê percentual de vaga reservado para pessoas com deficiência. O prazo de validade desse concurso é de um ano, conforme previsto no edital.

O prazo de validade do concurso público em questão pode ser prorrogado uma única vez, por igual período.

A questão está correta, pois

Art. 37. III – o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

Esse “até” é a chave para responder. A questão cita que a validade do concurso do caso é de 1 ano e a lei estabelece que será de até 2. Assim sendo, é perfeitamente possível.

Questão: 1988545

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

As autarquias federais

1988545 D

ART. 37, CF/88

XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

Questão: 1987958

     Ano: 2022

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando os termos da Lei n° 13.848/2019, especificamente no que se refere ao processo decisório das Agências Reguladoras, julgue o próximo item. A diretoria colegiada poderá apreciar na reunião deliberativa, em qualquer hipótese, apenas a matéria que tenha constado da pauta publicada no sítio próprio da internet, com antecedência mínima de quatro dias úteis.

1987958 B

Art. 8º As reuniões deliberativas do conselho diretor ou da diretoria colegiada da agência reguladora serão públicas e gravadas em meio eletrônico.

§ 1º A pauta de reunião deliberativa deverá ser divulgada no sítio da agência na internet com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis.

§ 2º Somente poderá ser deliberada matéria que conste da pauta de reunião divulgada na forma do § 1º.

§ 3º A gravação de cada reunião deliberativa deve ser disponibilizada aos interessados na sede da agência e no respectivo sítio na internet em até 15 (quinze) dias úteis após o encerramento da reunião.

§ 4º A ata de cada reunião deliberativa deve ser disponibilizada aos interessados na sede da agência e no respectivo sítio na internet até 5 (cinco) dias úteis após sua aprovação.

§ 5º Não se aplica o disposto nos §§ 1º e 2º deste artigo às matérias urgentes e relevantes, a critério do presidente, diretor-presidente ou diretor-geral, cuja deliberação não possa submeter-se aos prazos neles estabelecidos.

§ 6º Não se aplica o disposto neste artigo às deliberações do conselho diretor ou da diretoria colegiada que envolvam:

I – documentos classificados como sigilosos;

II – matéria de natureza administrativa.

§ 7º A agência reguladora deverá adequar suas reuniões deliberativas às disposições deste artigo, no prazo de até 1 (um) ano a contar da entrada em vigor desta Lei, e definir o procedimento em regimento interno.