Questão: 1146741

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Sobre a desapropriação indireta, pode-se afirmar:

1146741 A

“A ação de desapropriação indireta é uma demanda de cunho indenizatório, que tem esteio no art. 35 do Decreto-lei 3.365/41, de cuja leitura pode ser extraído o acerto deste item. Confira-se:
“”Art. 35. Os bens expropriados, uma vez incorporados à Fazenda Pública, não podem ser objeto de reivindicação, ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriação. Qualquer ação, julgada procedente, resolver-se-á em perdas e danos.””
Esta “”incorporação”” do bem à Fazenda Pública, no caso da desapropriação indireta, está ligada à destinação do bem a uma finalidade pública. Dito de outro modo, uma vez afetado, o bem não poderá mais ser reivindicado pelo particular, ao qual caberá, tão somente, ser indenizado.”

Questão: 1136578

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No tocante ao instituto jurídico da desapropriação, assinale a alternativa correta.

1136578 A

“O caráter perpétuo do direito de propriedade está ligado ao fato de que se cuida de direito que subsiste independentemente de exercício, ao menos até que sobrevenha causa que o extinga. Fato é que a propriedade não se extingue apenas pelo seu não uso.
Ocorre que a desapropriação, sob a perspectiva do proprietário expropriado, é, de fato, causa legal de perda da propriedade, embora, via de regra, por meio de justa e prévia indenização. De tal maneira, está correto sustentar que a desapropriação atinge o caráter perpétuo do direito de propriedade.”

Questão: 1120585

     Ano: 2020

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A administração indireta inclui as sociedades de economia mista, cujos agentes são

1120585 A

Ao regime tipicamente público dos servidores estatutários, opõe-se o regime essencialmente privado dos empregados públicos. Estes ingressam por meio de concurso público para ocupar empregos públicos, tendo uma vinculação contratual com o Estado regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por isso, são conhecidos como “celetistas”.

☑ O regime de emprego público é menos protetivo do que o regime estatutário de cargo público e está constitucionalmente definido como o sistema de contratação a ser utilizado nas pessoas jurídicas de direito privado da Administração Indireta, isto é, nas empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais e consórcios privados.

Questão: 1100285

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação à distinção entre empresa pública e sociedade de economia mista, assinale a opção correta.

1100285 C

O Supremo Tribunal Federal entende que, apesar da Sociedade de Economia Mista ser pessoa jurídica de direito privado, pode haver participação no capital social de uma Empresa Pública. Portanto, embora a Empresa Pública seja administrada exclusivamente pelo poder público e seu capital seja totalmente público, em circunstâncias específicas, pode haver participação de uma pessoa jurídica de direito privado.

Questão: 1062895

     Ano: 2019

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito do preenchimento de vagas na administração pública federal por meio da realização de concurso público, assinale a opção correta.

1062895 E

O provimento pode ser entendido como “o fato administrativo que traduz o preenchimento de um cargo público” (CARVALHO FILHO, 2018). Provimento originário – aquele que vincula o servidor ao cargo, emprego ou função. Provimento derivado – depende de vínculo anterior do servidor com a Administração (DI PIETRO, 2018).