Questão: 303152

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que concerne a organizações sociais e a OSCIPs, assinale a opção correta.

303152 C

Alternativa correta: letra “c” A Lei no 9.63 7/98 autoriza o Poder Executivo a transferir a execução de serviços públicos e gestão de bens e pessoal públicos às Organizações Sociais, tudo com dispensa de licitação, o que se faz com fulcro no art. 24, XXIV, da Lei no 8.666/93.

Alternativa “a” Na forma do art. 12, da Lei no 9790/99, “os responsáveis pela fiscalização do Termo de Parceria, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilização de recursos ou bens de origem pública pela organização parceira, darão imediata ciência ao Tribunal de Contas respectivo e ao Ministério Público, sob pena de responsabilidade solidária”

Alternativa “b” Segundo o STF, é juridicamente aceitável a celebração de termo de parceria entre o poder público e OSCIP, não sendo possível a utilização desse expediente para a contratação de prestadores de serviço terceirizados para o exercício de funções próprias da atividade-fim da entidade pública, havendo tal possibilidade, apenas e tão somente, para o exercício de funções próprias da atividade meio da entidade pública.

Alternativa “d” Segundo o STF, as organizações sociais não dispõem dos benefícios processuais inerentes à fazenda pública. Neste sentido, é o Agravo de Instrumento no 349.477-PR.

Alternativa “e” Por expressa vedação legal, doações não poderão realizadas por OSCIP a partidos políticos ou candidatos a mandatos eletivos. Neste sentido, é o art. 16, XI, da Resolução do TSE no 22.715/2008.

Questão: 303146

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com referência a atos administrativos, bens públicos, responsabilidade do Estado e administração pública, assinale a opção correta à luz da jurisprudência dos tribunais superiore

303146 B

A conveniência e a oportunidade podem ser revistas pelo Judiciário se ferirem o princípio da razoabilidade e proporcionalidade, no controle de legalidade em sentido amplo ou de juridicidade. Isso porque, no caso dos atos discricionários, o legislador entende que o administrador é quem tem melhores condições de avaliar os aspectos envolvidos na situação concreta e decidir pela atuação mais satisfatória ao interesse público. Não pode o juiz substituir a ótica do administrador pela sua, sob pena de afrontar a decisão realizada pelo administrador e violar a separação dos poderes.

O Poder Judiciário nunca revoga atos administrativos, pois apenas a própria Administração tem essa atribuição por meio do controle de mérito. O magistrado pode, apenas, anular o ato no exercício da função jurisdicional, valendo-se dos standards da razoabilidade e proporcionalidade.

Questão: 280766

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da estrutura da administração pública, que abrange as administrações direta e indireta, esta composta por entidades dotadas de personalidade jurídica, julgue os itens subsequentes. As organizações sociais não estão compreendidas no rol das entidades que constituem a administração pública indireta.

280766 A

ENTIDADES PARAESTATAIS

“Paralelas” a atividade estatal” e são elas:

Serviços sociais autônomos “S”: (SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE)
Organizações Sociais “OS”
Organizações da sociedade Civil de Interesse Público “OSCIP”
Instituições Comunitárias de Educação Superior “ICES”
Entidades de Apoio

a) Não faz parte da administração Pública;

b) Sem fins Lucrativos;

c) Recebe Fomento (incentivo $) do Estado;

d) Presta atividade de Interesse Social.

Questão: 275172

     Ano: 2012

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Assinale a opção correta acerca da responsabilidade civil do Estado.

275172 E

A letra E está errada, omissão pode ser específica e a repsonsabilidade vai ser objetiva.

Questão: 200293

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A Administração Pública, no exercício de suas funções, estará sujeita a controle por parte do Poder Legislativo e Poder Judiciário. Um dos meios mais eficazes de controle jurisdicional é o mandado de segurança individual ou coletivo, a respeito do qual é correto afirmar-se que

200293 A

Art. 5º, I: ” Não se concederá MS qdo se tratar de ato do qual caiba recurso com efeito suspensivo, independentemente de caução”.