Questão: 2486751

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, acerca dos direitos e garantias fundamentais. A CF assegura expressamente a todos os brasileiros o direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda.

2486751 B

Art. 6º, Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária

Questão: 2486750

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item seguinte, acerca dos direitos e garantias fundamentais. Ação popular que vise à anulação de ato lesivo ao patrimônio público pode ser proposta por qualquer cidadão.

2486750 A

Art. 5º – LXXIII – qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

Questão: 2486645

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Um cidadão de Cachoeiro de Itapemirim se dirigiu a uma unidade básica de saúde (UBS) desse município para solicitar informações relativas a sua pessoa, de interesse unicamente particular, constantes do banco de dados daquele órgão público. A partir da situação hipotética precedente, à luz dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, julgue o seguinte item. Se servidor da UBS se negar a prestar as informações solicitadas, o cidadão poderá, por meio da ação constitucional de habeas data , exigir que elas sejam prestadas, bem como que sejam retificados eventuais dados incorretos.

2486645 A

O habeas data é o remédio constitucional adequado para proteger o direito à informação pessoal, conforme previsto no artigo 5º, incisos LXXII, da Constituição Federal. Ele pode ser utilizado em duas situações principais:
Acesso a informações pessoais: Quando uma pessoa deseja ter acesso a dados sobre si mesma, que estão registrados em bancos de dados públicos ou privados de caráter público.

Correção de dados: Quando a pessoa deseja retificar ou corrigir informações incorretas ou desatualizadas que estão armazenadas sobre ela.

Questão: 2466440

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF) e da organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue o item a seguir. A República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos o pluralismo político e rege-se, nas suas relações internacionais, pelos princípios da independência nacional e da igualdade entre os Estados.

2466440 A

O pluralismo político está no rol dos fundamentos do estado democrático de direitos, presente no art 1º da CF/88. Enquanto isso, a independência nacional é um dos princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil.

Questão: 2464289

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito da relação entre ética, moral e democracia e dos aspectos atinentes ao exercício da cidadania, julgue o item subsequente. As capacidades eleitorais ativa e passiva são facetas do exercício da cidadania inseridas no contexto das democracias.

2464289 A

A capacidade eleitoral ativa refere-se ao direito de votar. É a capacidade que um cidadão tem de escolher seus representantes e participar das eleições. Permitir que os cidadãos influenciem diretamente o governo e as políticas públicas por meio do voto, escolhendo quem ocupará cargos públicos e definindo questões importantes para a sociedade. A capacidade eleitoral passiva refere-se ao direito de se candidatar a cargos públicos e ser eleito. É a capacidade de um cidadão de ser um candidato em eleições e, se eleito, assumir funções e responsabilidades públicas. Ambas as capacidades são fundamentais para o funcionamento de uma democracia, pois garantem a participação dos cidadãos no processo político, tanto como eleitores quanto como candidatos. Elas são formas de exercício direto da soberania popular e asseguram que a vontade e os interesses da população sejam refletidos nas instituições governamentais.