Questão: 1236116

     Ano: 2007

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue o próximo item. O servidor público municipal é obrigado a filiar-se ao sindicato de sua categoria profissional para que haja o fortalecimento da atividade sindical.

1236116 B

De acordo com o artigo 8º, inciso V, da Constituição Federal de 1988, ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Esse princípio assegura a liberdade sindical, que garante que os trabalhadores e empregadores têm o direito de decidir se querem ou não se associar a um sindicato, sem qualquer imposição ou coação.A filiação a um sindicato é totalmente voluntária. Nenhum trabalhador ou empregador pode ser obrigado a se filiar a um sindicato, independentemente da categoria profissional ou econômica que integre. O trabalhador ou empregador pode, a qualquer momento, deixar de ser filiado ao sindicato, se assim desejar, sem que isso traga prejuízos aos seus direitos. A filiação e a desfiliação são atos de livre escolha. Mesmo que o trabalhador não seja filiado ao sindicato, ele continua sendo representado por ele em negociações coletivas ou em outras questões que envolvam toda a categoria. Ou seja, o sindicato continua a defender os direitos coletivos da categoria, mesmo dos não filiados.

Questão: 1229713

     Ano: 2007

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando a organização do Poder Judiciário, julgue o item subseqüente. O controle da atividade administrativa e financeira do Poder Judiciário é de competência do Conselho Nacional de Justiça, com exclusão, em qualquer hipótese, da competência do respectivo tribunal de contas.

1229713 B

A afirmação de que o controle da atividade administrativa e financeira do Poder Judiciário é de competência exclusiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), excluindo a competência do respectivo tribunal de contas, não está totalmente correta.
De fato, o CNJ tem a atribuição constitucional de exercer o controle administrativo, financeiro e disciplinar do Poder Judiciário, conforme o artigo 103-B da Constituição Federal. Ele é responsável por garantir a transparência, a legalidade e a eficiência da administração dos tribunais, além de fiscalizar o cumprimento de normas orçamentárias e financeiras.
No entanto, essa competência do CNJ não exclui por completo a atuação dos tribunais de contas, especialmente quando se trata de verificar a regularidade das despesas públicas, auditorias e fiscalização financeira de atos de gestão que envolvam recursos públicos. Em outras palavras, os tribunais de contas mantêm sua função constitucional de fiscalização externa em relação à legalidade e legitimidade das contas públicas, inclusive no âmbito do Judiciário.
Portanto, o CNJ e os tribunais de contas podem atuar de forma complementar, sendo o CNJ responsável pelo controle interno da administração do Judiciário, enquanto os tribunais de contas exercem o controle externo das contas públicas.

Questão: 1229707

     Ano: 2006

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item subseqüente à luz da Constituição Federal. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, é exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

1229707 A

Tribunal de Contas da União (TCU): O TCU é o órgão auxiliar do Congresso Nacional no exercício do controle externo. O Congresso Nacional, através de suas comissões, recebe os relatórios e pareceres do TCU e pode tomar ações com base nas suas recomendações.
Relatórios e Pareceres: O TCU elabora relatórios e pareceres sobre a gestão dos recursos públicos, que são enviados ao Congresso Nacional para análise e deliberação.

Questão: 1226681

     Ano: 2004

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O mandado de segurança, o mandado de injunção e o habeas data são instrumentos de controle de garantias constitucionais. Com relação a tais instrumentos, julgue o item a seguir. Segundo jurisprudência do STF, a prova do anterior indeferimento do pedido de informação de dados pessoais, ou da omissão em atendê-lo, constitui requisito indispensável para que se concretize o interesse de agir no habeas data .

1226681 A

Súmula 2 STJ – Não cabe o habeas data se não houve recusa de informações por parte da autoridade administrativa.

Questão: 1222410

     Ano: 2007

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos direitos fundamentais, julgue o item abaixo de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). É permitida a aplicação de pena de perdimento de bens.

1222410 A

Art 5,inciso XLVI-A lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:
a) privação ou restrição da liberdade;
b) perda de bens;
c) multa;
d) prestação social alternativa;
e) suspensão ou interdição de direitos;