Questão: 425810

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos Poderes Legislativo e Executivo e à segurança pública, julgue o item que se segue. Considere que o Congresso Nacional, para evitar eventual compromisso gravoso ao patrimônio nacional, resolva definitivamente acerca de um tratado internacional. Nessa situação, o ato legislativo, por ser definitivo, deve ser sancionado pelo presidente da República.

425810 B

A competência exclusiva do Congresso Nacional para resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional está prevista no art. 49, inciso I, da Constituição Federal de 1988.

Isso significa que o Congresso Nacional tem a responsabilidade de aprovar ou rejeitar, de forma soberana e final, qualquer tratado ou acordo internacional que possa gerar ônus ou compromissos relevantes para o patrimônio do Brasil. Ou seja, o Poder Executivo, por meio do Presidente da República, pode negociar e assinar tratados internacionais, mas esses atos só terão validade definitiva após serem aprovados pelo Congresso Nacional.

Questão: 420863

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com base nas normas sobre processo legislativo constantes da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item que segue. Nem todos os assuntos podem ser objeto de lei delegada, como, por exemplo, a matéria relativa à legislação sobre planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos.

420863 A

Art. 68 da CF/88:

Art. 68. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar a delegação ao Congresso Nacional.

§ 1º Não serão objeto de delegação os atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, os de competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matéria reservada à lei complementar, nem a legislação sobre:

I – organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;

II – nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais;

III – planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos.

§ 2º A delegação ao Presidente da República terá a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício.

§ 3º Se a resolução determinar a apreciação do projeto pelo Congresso Nacional, este a fará em votação única, vedada qualquer emenda

Questão: 407258

     Ano: 2013

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Considerando as normas constitucionais sobre o Poder Legislativo, assinale a opção correta.

407258 B

Compete privativamente à Câmara dos Deputados, conforme o art. 51, inciso I, da Constituição Federal de 1988, autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República, bem como contra os Ministros de Estado.

Esse processo é necessário para a abertura de investigações e procedimentos formais contra essas autoridades, garantindo que tais ações sejam conduzidas com um nível de consenso e responsabilidade por parte do Legislativo.

Questão: 392133

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

A respeito dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue o item a seguir. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do presidente da República, apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão, sendo essa atuação conjunta exemplo prático da aplicação da doutrina dos freios e contrapesos.

392133 B

No caso das concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, como previsto no art. 49, inciso XII, da Constituição Federal, a decisão do Congresso Nacional é tomada por meio de um decreto legislativo, que não depende de sanção ou veto do Presidente da República.

Sendo assim, não há participação do Presidente no processo de aprovação ou rejeição dessas concessões, o que caracteriza uma decisão puramente legislativa, sem a aplicação da teoria dos freios e contrapesos. A referida teoria é justamente baseada na interação e controle mútuo entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o que não ocorre nesse caso específico, já que a competência de sustar ou aprovar concessões e permissões é exercida exclusivamente pelo Congresso Nacional.

Questão: 361548

     Ano: 2014

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca dos direitos políticos, julgue os itens a seguir. As ações de impugnação de mandato eletivo tramitam necessariamente em segredo de justiça.

361548 A

A tramitação da AIME ocorre em segredo de justiça para proteger a privacidade e a integridade das investigações. Apesar de tramitar em segredo de justiça, o julgamento da AIME é realizado de forma pública. Isso garante transparência no processo de decisão e permite que a sociedade acompanhe o resultado final da ação