Questão: 3028439

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Lucas ingressou em uma agência da Caixa Econômica Federal, ocasião em que, portando uma arma de fogo, subtraiu pertences de diversos clientes, evadindo-se na sequência. Muito embora não tenha ocorrido qualquer perseguição, Lucas foi encontrado por policiais, logo depois, com a arma de fogo utilizada para a prática do crime e com os objetos subtraídos, em situação que faz presumir ser ele o autor da infração. Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal, é correto afirmar que Lucas:

3028439 C

Aqui temos a hipótese de Flagrante presumido, também conhecido como ficto:

“Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:

I – está cometendo a infração penal; (próprio)

II – acaba de cometê-la; (próprio)

III – é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (impróprio)

IV – é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (presumido/ficto)”.

Questão: 3017143

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

[Questão Inédita] Acerca dos princípios fundamentais do direito processual penal, analise as afirmativas a seguir. I. O princípio da presunção da inocência estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. II. A amplitude e plenitude de defesa não são expressões equivalentes, pois a segunda é mais abrangente que a primeira. III. Em razão dos princípios do contraditório e da ampla defesa, a defesa técnica é imprescindível, inclusive durante a investigação criminal. Está correto o que se afirma em:

3017143 D

I – Correta. Artigo 5°, inciso LVII daCF/88: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. II – Correta. Os princípios da ampla defesa e da plenitude de defesa são garantias fundamentais do sistema jurídico brasileiro, assegurando aos acusados o direito de se defenderem nos processos judiciais. A plenitude de defesa representa uma ampliação da ampla defesa, sendo mais abrangente em sua aplicação.

Ampla Defesa: Trata-se de um conceito mais técnico, limitado a argumentos jurídicos e normativos. Esse princípio é aplicado a todas as partes envolvidas em processos judiciais ou administrativos.

Plenitude de Defesa: É um conceito mais amplo, que abrange não apenas argumentos jurídicos, mas também sociológicos, políticos, religiosos e morais. Esse princípio aplica-se ao Tribunal do Júri, garantindo uma defesa mais completa. III – Incorreta. O inquérito policial é um procedimento administrativo com natureza inquisitorial. Nele, não se aplica o contraditório pleno nem a ampla defesa de forma integral. No entanto, isso não implica a ausência total de elementos de contraditório ou defesa durante a fase investigativa.

Questão: 3010088

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Os juizados especiais foram criados para fins de conciliação, processo, julgamento e execução, nos crimes de menor potencial ofensivo ou nas causas de menor complexidade. Acerca dos juizados especiais criminais, com base na Lei n.º 9.099/1995 e na Lei n.º 10.259/2001, assinale a alternativa correta.

3010088 D

Lei 9.099/95, Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

Questão: 3010079

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Assinale a alternativa que descreve corretamente o instituto do habeas corpus.

3010079 D

CF/88- Art. 5º, LXVIII – conceder-se-á “habeas-corpus” sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

CPP- Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

Questão: 3010078

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da Lei n.º 7.960/1989, que dispõe sobre a prisão temporária, é correto afirmar que

3010078 C

Lei n° 7.960/1989, Art. 1° Caberá prisão temporária: (…) III – quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes:

a) homicídio doloso (art. 121, caput, e seu § 2°);

b) seqüestro ou cárcere privado (art. 148, caput, e seus §§ 1° e 2°);