Questão: 3010077

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que diz respeito à prisão e à liberdade provisória, assinale a alternativa correta.

3010077 C

CPP, Art. 288. Ninguém será recolhido à prisão, sem que seja exibido o mandado ao respectivo diretor ou carcereiro, a quem será entregue cópia assinada pelo executor ou apresentada a guia expedida pela autoridade competente, devendo ser passado recibo da entrega do preso, com declaração de dia e hora.

Questão: 3010074

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Acerca da aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas, é correto afirmar que

3010074 B

A legislação processual penal é de aplicação imediata, conforme estabelecido no artigo 2º do Código de Processo Penal (CPP). Isso implica que a nova lei se aplica de forma instantânea aos processos que estão em andamento, no entanto, os atos que foram realizados sob a vigência da legislação anterior continuam a ter validade.

Questão: 3007066

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

[Questão Inédita] Sobre as condições e requisitos para a decretação da prisão preventiva, conforme o Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta:

3007066 B

Art. 312 do CPP: A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.

Questão: 3007065

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

[Questão Inédita] A prisão temporária é uma medida cautelar restritiva de liberdade, prevista na Lei nº 7.960/1989, aplicada em determinadas situações para auxiliar a investigação criminal. Sobre a prisão temporária, assinale a alternativa correta:

3007065 A

Lei n° 7.960/1989, Art. 1° Caberá prisão temporária:

I – quando imprescindível para as investigações do inquérito policial;

II – quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;

III – quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes (…).

Questão: 3007064

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

[Questão Inédita] Sobre o princípio da presunção de inocência, analise as afirmativas a seguir. I. O princípio da presunção de inocência impede a prisão preventiva, mesmo que presentes os requisitos legais para sua decretação. II. O princípio da presunção de inocência permite a execução provisória da pena após condenação em segunda instância, mesmo sem trânsito em julgado. III. Segundo o STF, a presunção de inocência impõe que a decretação de prisão cautelar se baseie em elementos concretos. Está correto o que se afirma em:

3007064 C

O Supremo Tribunal Federal (STF) determina que a presunção de inocência exige que a decretação de prisão cautelar esteja respaldada por elementos concretos que comprovem sua necessidade. Em outras palavras, é indispensável a existência de uma justificativa específica que embase a aplicação da medida cautelar.