Questão: 2414834

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Tendo como base o Código de Processo Penal, julgue o item a seguir. O Código Penal de 1890, ao tratar do crime de adultério, estabelecia que “contra o corréu adúltero não serão admissíveis outras provas senão o flagrante delito, e a resultante de documentos escritos por ele”. Pode-se dizer que se trata de um exemplo de adoção do sistema tarifado de provas.

2414834 A

Sistema da Prova Tarifada

O sistema da prova tarifada, também denominado sistema de regras legais, da certeza moral do legislador ou da prova legal, estabelece que os meios de prova possuem um valor probatório previamente determinado pelo legislador. Dessa forma, cabe ao juiz apenas analisar o conjunto de provas e atribuir-lhes o peso conforme as disposições legais.

Nesse modelo, cada prova já conta com um valor previamente definido, de modo que o magistrado fica vinculado a essa estipulação, devendo seguir um critério matemático na formulação de sua sentença. A partir desse sistema, surge a ideia de que a confissão seria “a rainha das provas”, uma vez que teria um peso superior em relação às demais.

Questão: 2414830

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação à jurisdição e competência, de acordo com a jurisprudência do STF, é absoluta a nulidade decorrente da inobservância da competência por prevenção.

2414830 B

Súmula 706 do STF : É relativa a nulidade decorrente da inobservância da competência penal por prevenção.

Questão: 2414827

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Sobre o Juiz das Garantias e o entendimento do STF no julgamento de ações diretas de inconstitucionalidade, julgue o item a seguir. O STF atribuiu interpretação para que todos os atos praticados pelo Ministério Público como condutor de investigação criminal se submetam ao controle judicial e fixou o prazo de até noventa dias, contados da publicação da ata do julgamento, para os representantes do Ministério Público encaminharem, sob pena de nulidade, todos os PIC e outros procedimentos de investigação criminal, mesmo que tenham outra denominação, ao respectivo juiz natural, independentemente de o juiz das garantias já ter sido implementado na respectiva jurisdição.

2414827 A

O STF (Info 1106) atribuiu interpretação conforme aos incisos IV, VIII e IX do art. 3o-B do CPP, para que todos os atos praticados pelo Ministério Público, como condutor de investigação penal, se submetam ao controle judicial (HC 89.837/DF) e fixar o prazo de até 90 dias, contados da publicação da ata do julgamento, para os representantes do Parquet encaminharem, sob pena de nulidade, todos os PIC e outros procedimentos de investigação criminal, mesmo que tenham outra denominação, ao respectivo juiz natural, independentemente de o juiz das garantias já ter sido implementado na respectiva jurisdição.

Questão: 2413282

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Doutrinariamente, entende-se que “competência é a medida ou o limite da jurisdição”. Sobre o tema, e tendo como base as disposições previstas no Código de Processo Penal (Decreto-lei nº 3.689/41) e o entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta.

2413282 C

Súmula 721 do STF, A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela constituição estadual.

Questão: 2413281

     Ano: 2021

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Em relação aos processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, assinale a alternativa correta.

2413281 B

CPP, Art. 514. Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de 15 dias.