Questão: 2388767

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que concerne à nulidade relativa, julgue os itens a seguir. I Caracteriza nulidade relativa a violação de norma infraconstitucional que tutela interesse preponderante das partes. II A nulidade relativa não pode ser conhecida de ofício, dependendo da postulação da parte interessada e a parte deve demonstrar o prejuízo sofrido. III A nulidade relativa não convalida com a preclusão. Assinale a opção correta.

2388767 B

Segundo Aury Lopes Jr.: Em linhas gerais, define-se a nulidade relativa a partir dos seguintes aspectos: 1) viola uma norma que tutela um interesse essencialmente da parte, ou seja, um interesse privado; 2) não pode ser conhecida de ofício, dependendo da postulação da parte interessada; 3) convalida com a preclusão; 4) a parte deve demonstrar o prejuízo sofrido. Nessa modalidade, segundo o senso comum teórico, não havendo a arguição no momento oportuno ou não havendo demonstração do efetivo prejuízo para a parte que o alegou, não haverá a nulidade do ato” (LOPES JR, Aury. Direito processual penal. Rio de Janeiro. Saraiva, 2019).

Questão: 2388764

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao sistema inquisitivo. I O sistema inquisitivo é caracterizado pela concentração de poder nas mãos do julgador, que exerce, também, a função de acusador. II No sistema inquisitivo, a confissão do réu é considerada a rainha das provas. III O sistema inquisitivo privilegia os debates orais, com procedimentos escritos formalizados. IV No sistema inquisitivo, o procedimento é público, pautado pelo princípio do contraditório, e a defesa do réu é atuante. Estão certos apenas os itens

2388764 A

O item I está correto, pois no sistema inquisitivo, um único órgão tem a responsabilidade de acusar e julgar. Nesse modelo, o juiz é quem inicia a ação penal e, ao término do processo, é ele quem profere a sentença.

O item II também está correto, considerando que o sistema inquisitório baseava-se no princípio da verdade real. Isso significa que se buscava a verdade absoluta sobre os acontecimentos do crime, atribuindo à confissão um peso probatório superior às demais provas. Essa confissão era frequentemente obtida por meio de tortura ou outros métodos coercitivos.

O item III está incorreto, porque no sistema inquisitivo não existem debates orais. Nesse contexto, prevalecem os procedimentos escritos, em que as decisões são tomadas com base em documentos e registros.

O item IV está incorreto, uma vez que o contraditório não existe no sistema inquisitivo. Isso ocorre devido à ausência de contraposição entre acusação e defesa, tornando o contraditório inconcebível dentro dessa estrutura.

Questão: 2388763

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

O princípio do devido processo legal

2388763 A

“O devido processo legal deita suas raízes no princípio da legalidade, garantindo ao indivíduo que somente seja processado e punido se houver lei penal anterior definindo determinada conduta como crime, cominando-lhe pena”. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito processual penal. Rio de janeiro, Saraiva, 2016

Questão: 2388758

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

No que diz respeito ao termo circunstanciado de ocorrência assinale a opção correta, com base na Lei n.º 9.099/1995.

2388758 A

De acordo com o art. 69 da lei n. 9.099/95, a autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrência lavrará termo circunstanciado e o encaminhará imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vítima, providenciando-se as requisições dos exames periciais necessários.

Questão: 2386902

     Ano: 2024

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Entre outras atribuições estabelecidas no Código de Processo Penal (CPP), compete ao juiz das garantias

2386902 B

CPP, Art. 3º B, inciso IV – Ser informado sobre a instauração de QUALQUER investigação criminal. O STF, inclusive, conferiu interpretação para que todos os atos do MP na investigação penal, sejam submetidos ao controle judicial no prazo de 90 dias (Info 1106).