Questão: 3007220

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: CAGEPA - PB

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAGEPA - PB - Administrador |

Uma instituição que queira acentuar o nível de competitividade entre os candidatos e necessite contratar os melhores talentos, realizando testes e entrevistas em padrões igualitários, deve utilizar a modalidade de recrutamento

3007220 A

Vantagens do recrutamento misto:

– Aumento da competitividade: Ao considerar candidatos tanto internos quanto externos, a organização eleva a competitividade do processo seletivo, estimulando os participantes a se esforçarem ao máximo.

– Acesso a melhores talentos: Com um maior número de candidatos disponíveis, a instituição tem mais chances de identificar os melhores talentos para a posição.

– Padrões justos: A utilização de critérios e processos de seleção iguais para todos os candidatos, sejam eles internos ou externos, assegura justiça e igualdade na seleção.

– Motivação dos colaboradores internos: A possibilidade de ascensão dentro da empresa incentiva os funcionários e aumenta seu engajamento.

– Inovação e novas perspectivas: A incorporação de novos talentos traz consigo ideias e visões diferentes, contribuindo para a inovação na organização.

Questão: 2555579

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Acerca da gestão por competências, da readaptação profissional, da motivação e da qualidade de vida no trabalho, julgue o item que se segue. O nível estratégico, no âmbito da gestão por competências, compreende a aplicação da abordagem por competências à organização como um todo.

2555579 A

O nível estratégico é macroorientado, ou seja, leva em consideração a organização como um todo.

Questão: 2555574

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre. Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. A escala de mensuração baseada em estrelas possui a vantagem de ser lúdica e válida para a avaliação de competências.

2555574 B

A escala de avaliação baseada em estrelas tem a vantagem de ser intuitiva e adequada para avaliar competências de forma lúdica. Ela é de fácil aplicação e válida para determinados contextos, mas apresenta limitações quando se trata de medir aspectos mais complexos, como conhecimentos e habilidades.

Questão: 2555573

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Determinada organização pública realizou em 2021 um mapeamento que elenca as competências profissionais necessárias para a realização das atividades do órgão. A partir desse mapeamento, foi elaborado um questionário para levantar quais competências os servidores consideravam que conseguiam desempenhar, por meio de uma escala de estrelas, em que 5 estrelas representavam o entendimento de que, para o funcionário, ele seria capaz de obter desempenho excelente naquela tarefa; enquanto 1 estrela representava o entendimento do funcionário de que seu desempenho naquela atividade seria medíocre. Tendo como base a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. Na situação descrita, a referida organização implantou a gestão por competências para direcionar a gestão de pessoas da entidade.

2555573 B

Na fase de mapeamento, a organização somente identificou as competências necessárias. Note que não houve um mapeamento das competências individuais nem a identificação das lacunas, que também são aspectos importantes dessa etapa. O método aplicado para avaliar as competências individuais (escala de estrelas) não está relacionado à gestão por competências, pois essa abordagem visa identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores para identificar lacunas e alinhar as competências individuais com as necessidades organizacionais.

Questão: 2555552

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEPLAG - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - SEPLAG-CE - Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas |

Em relação ao equilíbrio organizacional e à liderança, julgue o próximo item. O equilíbrio organizacional é mantido de forma eficaz por meio da autoridade de quem possui o poder, uma vez que as relações de trabalho fluem de cima para baixo, e o consentimento a tal autoridade ou sua aceitação pelos trabalhadores ocorre pela legitimação do poder de comando.

2555552 B

O equilíbrio organizacional é uma teoria fundamentada nas teorias comportamentais, que propõe que a organização funciona como um sistema de reciprocidade entre seus membros e a própria instituição. Esse equilíbrio é alcançado quando todos os participantes fazem suas contribuições de maneira que a organização consiga se manter e produzir retornos adequados para serem repartidos entre eles, assegurando assim a continuidade de sua participação.